Palácio Rio Branco em Salvador:
Salvador

Palácio Rio Branco em Salvador

Descubra as principais informações sobre o Palácio Rio Branco em Salvador e veja as dicas mais legais e o que fazer neste lindíssimo museu. É impossível passar pelo Palácio Rio Branco em Salvador e não se encantar. A linda arquitetura chama atenção e atrai inúmeros turistas. E, o mais legal é que o seu interior reserva muitas surpresas e coisas legais para ver e conhecer, por isso preparamos uma matéria com várias dicas legais.

Palácio Rio Branco em Salvador: Varanda

E se você vai viajar para Salvador, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem a Salvador. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais.

Informações sobre o Palácio Rio Branco em Salvador 

Uma das sedes do Governo Geral quando a Bahia era a capital do país, o Palácio Rio Branco em Salvador reserva muitas histórias, surpresas e tradições. Este elegante palácio passou por muitos momentos históricos e foi destruído após um bombardeiro durante a República Velha, em 1912, sendo reerguido somente em 1919. E, hoje é o lugar ideal para você mergulhar na história da Bahia. Por lá você poderá conhecer tudo isso por meio da rica decoração e preciosas obras de arte. Certamente, vale muito a pena visitar este, que é um dos lugares mais fascinantes de Salvador.

Palácio Rio Branco em Salvador: Área interna

O que fazer no Palácio Rio Branco em Salvador

Ao visitar o Palácio Rio Branco em Salvador você irá perceber que a beleza do Palácio é uma verdadeira obra de arte! O espaço continua até hoje quase intacto e todos os móveis, peças, painéis, piso, teto e decoração continuam muito bem preservados. Fora do horário das visitas guiadas (3ª a 6ª, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30, sábado, das 9h30 às 12h30) você pode fazer a visita ao térreo, mas perde os pontos altos do lugar: a Sala Pompeana, com afrescos dos séculos 19 e 20; e a Sala dos Espelhos, em estilo rococó. Por isso, vale muito a pena se programar com antecedência para poder visitar todas as áreas do Palácio. Destaque principalmente para a magnífica vista do segundo andar, é de tirar o fôlego!

Palácio Rio Branco em Salvador: Escadaria

O que fazer nas proximidades do Palácio Rio Branco em Salvador

Aproveite a sua visita ao Palácio Rio Branco em Salvador e visite os incríveis pontos turísticos que ficam nas proximidades. Por lá você encontrará muitos lugares para visitar, como a Igreja e Convento São Francisco, que fica bem próxima do Palácio e no coração de Salvador, no centro histórico. Considerada uma das mais singulares e ricas expressões do barroco brasileiro, a igreja é toda revestida por peças folheadas à ouro, pois foi construída ainda na época do Ciclo do Ouro no Brasil. A Igreja de São Francisco já foi considerada  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.

Banner-Gabr

Palácio Rio Branco em Salvador: Igreja e Convento São Francisco

Agora, se você quiser continuar no clima de museu, você pode visitar o Palácio da Aclamação, que também é super legal. Antigamente, o Palácio foi transformado em residência oficial dos governadores da Bahia e já abrigou visitantes ilustres como a rainha da Inglaterra Elizabeth II, em 1968. O Palácio está aberto a partir das 13 horas e fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 1330, no bairro Campo Grande, Salvador. Vale a pena conferir!

Palácio Rio Branco em Salvador: Palácio da Aclamação

Além desse, nas proximidades do Palácio Rio Branco em Salvador você encontrará diversos museus incríveis, como o  Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Museu de Arte, Palácio Rio Branco, Museu da Misericórdia e a Fundação Casa de Jorge Amado. Sem falar dos pontos turísticos como o Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Pelourinho, Largo Pedro Arcanjo e a Basília Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Palácio Rio Branco em Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Como Chegar no Palácio Rio Branco em Salvador

O Palácio do Rio Branco fica exatamente no centro da cidade, no coração de Salvador. Para conhecer este pedaço da história do Brasil e do povo baiano é só comparecer de segunda à sexta-feira das 10 às 18 horas. O Palácio está localizado na Praça Tomé de Souza, S/N – Centro Histórico de Salvador.

Palácio Rio Branco em Salvador: Fachada do Palácio

Breve Contexto Histórico sobre o Palácio Rio Branco em Salvador

Em 1549 Salvador foi construída em frente à Praça de Câmara de Cadeia, de acordo com o modelo europeu vigente. Mas, como a cidade nasceu pra ser a sede do governo geral da colônia, Tomé de Souza ordenou também a construção da Casa do Governo. Ao longo da história o prédio já passou por muitas transformações e também mudou de nome. Durante os 214 anos em que Salvador foi a capital do Brasil, ele foi a residência oficial de reis e governadores.

Palácio Rio Branco em Salvador: Sala de exposição

No século 18 passou a ser chamado de palácio do governo, a praça em frente e a rua ao lado eram a Praça do Palácio e a rua direita dele as atuais Praça Municipal e Rua Chile. Em 1912, num episódio inacreditável na história do país, o palácio foi bombardeado a mando do presidente do Brasil Hermes da Fonseca numa disputa política contra seu inimigo baiano Rui Barbosa.

Palácio Rio Branco em Salvador: Arquitetura no palácio em meados de 1919

Os próprios canhões do Forte São Marcelo destruíram a maior parte do Palácio Palácio, incluindo a biblioteca pública fundada em 1811. O Palácio foi reconstruído em estilo eclético e reinaugurado em 1919 com a cúpula de concreto e um novo terraço em seis níveis. Agora, ele foi rebatizado de Palácio Rio Branco, em homenagem ao Barão.

Palácio Rio Branco em Salvador: Vista do palácio

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

Agora que você já viu tudo sobre o Palácio Rio Branco em Salvador, temos uma dica muito bacana: o aluguel de carro em Salvador é muito barato, e se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir o valor, pode sair até mais barato do que o translado ou táxi que você terá que pagar para ir do aeroporto ao hotel e depois do hotel ao aeroporto. É uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem e economizar muito com táxis e transportes!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carros em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços muito bons.

Dica importante dos passeios em Salvador

Salvador é um destino com muitos passeios afastados da cidade que são imperdíveis. Tem os para o centro, para Imbassaí, para a Praia do Forte etc. São lugares maravilhosos! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Porto de Salvador

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por whatsapp e o darão um ótimo atendimento. É muito fácil! E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Como achar ótimos hotéis por ótimos preços em Salvador

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Por isso ele tem todos os hotéis de Salvador com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante! Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Salvador, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:

Hotéis no centro de Salvador

É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche ele, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abrir ele novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Salvador. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido, a nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotéis que já ficamos em Salvador e recomendamos demais:

Hotel de luxo em Salvador

Veja outras matérias imperdíveis de Salvador:

Tags: