O que fazer no Pelourinho em Salvador:
Salvador

O que fazer no Pelourinho em Salvador

Descubra o que fazer no Pelourinho em Salvador e veja quais são os pontos turísticos, museus, igrejas, restaurantes e lugares mais bacanas que não podem ficar de fora do seu roteiro. A encantadora região de Salvador é considerada como o maior conjunto e estrutura de arquitetura barroca, fora do continente europeu. E, são todas as cores e belezas arquitetônicas e culturais que fazem desta região um lugar único. Não tem como ir a Salvador e não conhecer o Pelourinho, por isso, abaixo nós preparamos uma matéria com algumas dicas bem legais para você incluir em seu roteiro.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Ladeira

E se você vai viajar para Salvador, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem a Salvador. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais.

Ladeiras do Pelourinho em Salvador

Conhecer o Pelourinho em Salvador é vivenciar uma imersão cultural. Lá você encontrará inúmeras opções de passeios para compor sua lista de o que fazer no Pelourinho em Salvador. E, o melhor é que lá você também poderá conhecer de pertinho uma parte da cultura artística, teatral, literária e musical da Bahia. Não é à toa que a localidade até foi escolhida pelo incrível Michael Jackson para a gravação do clipe “They Don’t Care About Us”. As ladeiras com casarões coloridos e muito bem preservados encantam a todos, principalmente a ladeira pela Rua Gregório de Matos, o famoso Boca do Inferno.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Michael Jackson na gravação do clipe “They Don't Care About Us”

Este era um bairro onde moravam os senhores de engenho, governantes e pessoas mais ricas da região. Além dos mais ricos, a região também era habitada por artistas, músicos e artesãos. Hoje, nesta parte do Pelourinho, os casarões se tornaram museus, lojinhas de artesanato, restaurantes e centros culturais. Ou seja, há muitos lugares legais para visitar.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Rua Gregório de Matos

Sem contar que nas ladeiras do Pelourinho em Salvador sempre há muita música. Isso porque os tambores  do Olodum estão sempre dando ritmo à ladeira, principalmente, quando há ensaios para o carnaval.

Banner-Gabr

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Ensaio do Olodum

Para fazer um tour completo pelo Pelourinho, a nossa dica é reservar antes e com uma agência credenciada, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por whatsapp e te darão um ótimo atendimento. É muito fácil! E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Elevador Lacerda no Pelourinho em Salvador

Considerado um dos principais cartões postais da cidade, o Elevador Lacerda já virou parada obrigatória de todos que visitam a capital baiana e merece estar em seu roteiro de o que fazer no Pelourinho em Salvador. O Elevador Lacerda é um conjunto de duas torres, que fica entre a Praça Tomé de Souza à Praça Cairu, e possui cerca de 72 metros de altura. No local há quatro cabines, que oferecem uma linda vista panorâmica da cidade e, principalmente, da maravilhosa Baía de Todos os Santos. E, o melhor de tudo é que o preço é bem camarada.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Elevador Lacerda

Mercado Modelo no Pelourinho em Salvador

Se tem um local que não poderia ficar de fora da nossa lista de o que fazer no Pelourinho em Salvador, é o Mercado Modelo, um dos lugares mais visitados da cidade. O grande complexo conta com cerca de 263 lojas de artesanato, que vendem diversos tipos de produtos, como cerâmicas e deliciosas comidinhas típicas. Além disso, o mercado conta com dois incríveis restaurantes que servem o melhor da gastronomia local. Aproveite e visite o terraço externo com vista para a Baía de Todos os Santos. É imperdível!

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Mercado Modelo

Museus no Pelourinho em Salvador

Se você adora conhecer museus, então irá encontrar inúmeras opções de o que fazer no Pelourinho em Salvador. Afinal, é claro que uma das localidades mais históricas da Bahia está recheada de opções fantásticas. Lá você encontrará museus para todos os gostos. Para os apaixonados por literatura, a Fundação Casa de Jorge Amado é uma ótima opção. A casa do famoso escritor brasileiro está situada bem em frente ao Largo do Pelourinho. E, o mais legal é que lá, além de poder conhecer mais sobre o autor e suas inspirações, ocorrem diversos cursos, palestras, lançamentos culturais e eventos artísticos.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado

Para quem ama arte, uma ótima dica é o Museu da Cidade, que conta um pouco da história de Salvador por meio de pinturas, esculturas e outros objetos, inclusive alguns do acervo pessoal do poeta Castro Alves. Outra dica para quem quer conhecer a história da Bahia e do Brasil é o belíssimo Museu da Misericórdia, que abriga corredores e salões com painéis, telas, alfaias, imaginárias e mobiliários antigos. Sem contar que este museu também resgata de saúde, políticos e sociais que marcaram a cidade de Salvador.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Museu da Misericórdia

E, além dessas opções incríveis, pelas ruas você também encontrará museus como o Palácio Rio Branco, Museu Tempostal, Centro Cultural do Olodum, Museu do Ritmo, Museu Afro-Brasileiro, Museu Casa Ruy Barbosa e o famoso Centro Cultural Solar Ferrão, que promove diversos eventos culturais e reúne exposições de arte sacra, arte africana e instrumentos musicais.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Museu Afro-Brasileiro

Igrejas no Pelourinho em Salvador

As igrejas também merecem um espaço especial em nosso roteiro de o que fazer no Pelourinho em Salvador. Por lá você encontrará igrejas fantásticas que contam com muitas belezas arquitetônicas, tradições e histórias. Não é à toa que elas já se tornaram pontos turísticos em Salvador e não tem como ir embora sem visitar, pelo menos, uma delas. No Largo Cruzeiro de São Francisco está o Igreja e o Cruzeiro de São Francisco. Já no Largo Terreiro de Jesus, você encontrará várias igrejas, como a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, São Pedro dos Clérigos e Catedral Basílica Primacial São Sebastião.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Igreja e o Cruzeiro de São Francisco

Já no Largo do Pelourinho, está a famosa Igreja N.S. do Rosário dos Pretos, que é um exemplo do estilo rococó construída por e para os escravos. Por lá, todas às terças-feiras é celebrada uma missa com instrumentos africanos, incensos e danças com passos do candomblé. Além disso, pães benzidos são distribuídos a todos.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Igreja N.S. do Rosário dos Pretos

A Catedral Basílica Primacial de São Salvador da Bahia é considerada uma das igrejas mais famosas da cidade. Considerada a “igreja mãe” de todas as igrejas católicas da cidade, podemos dizer que esta igreja é um dos templos mais imponentes do Brasil colonial. Considerada um dos principais pontos turísticos em Salvador, é nela onde ocorre a famosa festa da Lavagem do Bonfim e as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Catedral Basílica Primacial de São Salvador da Bahia

Outro destaque é a extraordinária Igreja de São Francisco. Sua arquitetura é bonita, mas nada se compara a beleza do seu interior! A igreja toda de ouro arranca suspiros de todos que a visitam. Eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a igreja também conta com um lindo teto todo coberto por lindas pinturas religiosas. Esta, certamente, é uma das igrejas mais majestosas de Salvador.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Igreja de São Francisco

Praia e Farol da Barra em Salvador

Se tem um passeio que já se tornou obrigatório para todos que visitam Salvador é a Praia e o Farol da Barra. E, o melhor é que esses famosos cartões-postais da cidade ficam bem pertinho do Pelourinho em Salvador. Por isso, aproveite e tire um dia para dar uma passada por lá. A Praia do Farol da Barra é uma das mais lindas e o mais legal é que ela abriga o Farol da Barra. O Farol da Barra ( Farol de Santo Antônio), de 1839, possui cerca de 22m de altura e oferece uma das vistas mais fantásticas da Baía de Todos os Santos. Além disso, o farol abriga o Museu Náutico da Bahia, que narra um pouco a história do Brasil a partir do mar. Aproveite para fazer um lanche na cafeteria do forte e comprar algumas lembrancinhas.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Farol da Barra

Gastronomia no Pelourinho em Salvador

Por fim, a nossa última dica de o que fazer no Pelourinho em Salvador fica por conta da gastronomia local. Ao caminhar pelas ruas do Pelourinho você encontrará inúmeras opções fantásticas de restaurantes, bares, cafés e sorveterias para você poder experimentar as iguarias locais. Pensando nisso, separamos algumas opções bem especiais para você incluir em sua lista de o que fazer no Pelourinho em Salvador.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Pratos do Restaurante Cuco Bistrô

A nossa primeira dica fica por conta do maravilhoso Restaurante Cuco Bistrô. Além de sua localização privilegiada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, eles preparam deliciosos pratos típicos. E, assim como este, restaurantes tradicionais como o Sorriso da Dadá e o Maria Mata Mouro são opções fantásticas para você ter um almoço ou jantar super especial.

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Restaurante Cuco Bistrô

Para quem adora um café e doces, a nossa dica é o Café Zélia Gattai, na Casa de Jorge Amado. Esta é uma ótima opção de o que fazer no Pelourinho em Salvador porque, além de visitar o museu, você poderá se deliciar com iguarias locais como o beiju feito com tapioca e queijo. Vale super a pena!

O que fazer no Pelourinho em Salvador: Café Zélia Gattai

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no Pelourinho em Salvador, temos uma dica muito bacana: o aluguel de carro em Salvador é muito barato, e se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir o valor, pode sair até mais barato do que o translado ou táxi que você terá que pagar para ir do aeroporto ao hotel e depois do hotel ao aeroporto. É uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem e economizar muito com táxis e transportes!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carros em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços muito bons.

Dica importante dos passeios em Salvador

Salvador é um destino com muitos passeios afastados da cidade que são imperdíveis. Tem os para o centro, para Imbassaí, para a Praia do Forte etc. São lugares maravilhosos! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Porto de Salvador

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por whatsapp e o darão um ótimo atendimento. É muito fácil! E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Como achar ótimos hotéis por ótimos preços em Salvador

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Por isso ele tem todos os hotéis de Salvador com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante! Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Salvador, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:

Hotéis no centro de Salvador

É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche ele, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abrir ele novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Salvador. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido, a nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotéis que já ficamos em Salvador e recomendamos demais:

Hotel de luxo em Salvador

Veja outras matérias imperdíveis de Salvador:

Tags: