Museu de Arte da Bahia em Salvador:
Salvador

Museu de Arte da Bahia em Salvador

Descubra quais são as principais informações e dicas sobre o famoso Museu de Arte da Bahia em Salvador, que é um dos museus mais legais e visitados da cidade. Certamente, se tem um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Museu de Arte da Bahia. Este é o passeio ideal para os apaixonados por artes, cultura e história. E, o melhor é que de um jeitinho bem especial você poderá ver de pertinho e contemplar obras de arte de pintores nacionais e internacionais. Para isso, preparamos uma matéria recheada de dicas para você poder se programar e curtir cada minuto.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Fachada

E se você vai viajar para Salvador, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem a Salvador. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais.

Informações sobre o Museu de Arte da Bahia em Salvador

Fundado em 1918, o Museu de Arte da Bahia em Salvador foi um dos primeiros museus a serem inaugurados na capital baiana. Este belíssimo museu tem como foco obras pertencentes à Escola Baiana de Pintura e uma rica coleção de obras, objetos e documentos. No local há um acervo riquíssimo que possui mais de 5 mil obras de arte com valores históricos e artísticos.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Área interna

O Palácio da Vitória, atual sede do Museu de Arte da Bahia em Salvador, fica situado na famosa Avenida Sete de Setembro, no trecho que também é conhecido como “Corredor da Vitória”. O local já é uma área de destaque por ter abrigado, na antiguidade, mansões que pertenceram a famílias tradicionais da Bahia. E, hoje, é impossível passar por lá e não reparar no magnífico prédio do museu.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Exposição

Além de toda a beleza arquitetônica, o Museu de Arte da Bahia em Salvador é até hoje usado para ser palco de atrações culturais como cursos, ciclos de conferências e apresentações musicais, incluindo a exibição de filmes. Sem contar que ele abriga um acervo gigantesco e super interessante.

Banner-Gabr

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Quadros e móveis antigos

O que fazer no Museu de Arte da Bahia em Salvador

Certamente, se você é um amante das artes, não poderá deixar o Museu de Arte da Bahia em Salvador de fora do seu roteiro. Isso porque conhecer de perto coleções de arte tão importantes é uma oportunidade única. E, o mais legal é que a variedade do acervo do museu é incrível.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Obras de arte

Lá você poderá conhecer as primeiras obras das coleções do acervo, que foram iniciadas pelo médico inglês Jonathas Abbott. Ao longo de anos, o médico conseguiu reunir cerca de 400 peças, sendo que entre elas estavam obras de arte de artistas baianos dos séculos XVIII e XIX e alguns quadros de pintores europeus. Além disso, lá você encontrará pinturas dos mestres da Arte Sacra Bahiana datada dos séculos XVIII e XIX, como José Joaquim da Rocha e José Theófilo.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Sala de exposição

O que fazer nas proximidades do Museu de Arte da Bahia em Salvador

Há uma ótima opção de visita ao redor, bem como o Museu Geológico de Salvador, que é vinculado à Secretaria de Estado, dando acesso à pesquisas relacionadas a geologia, mineralogia, mineração e outros. O local, ainda, conta com uma sala exclusiva para mostrar a energia dos cristais, onde você pode encontrar peças muito interessantes, como gemas e pedras semipreciosas, além de bolas de cristal e artesanatos feitos de conchas do mar.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Museu Geológico de Salvador

Na mesma avenida que o Museu de Arte da Bahia em Salvador está também o incrível Museu Carlos Costa Pinto, que traz à tona os áureos tempos solares e engenhos baianos. O museu conta com mais de 3 mil exemplares que são divididos em 12 coleções como Cristal, Desenho, Escultura, Imaginária, Mobiliário, Ordens Honoríficas, Ourivesaria, Pintura, Porcelana, Prataria e Diversos. Sem contar que o museu também promove exposições temporárias e eventos sobre diversos temas acerca da cultura baiana. O endereço é: Avenida Sete de Setembro, 2490.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Museu Carlos Costa Pinto

Como chegar no Museu de Arte da Bahia em Salvador

O Museu de Arte da Bahia em Salvador está localizado no centro da cidade de Salvador, na Avenida Sete de Setembro, 2340. E, como dissemos no começo da matéria, o museu está situado em um trecho muito famoso que é conhecido como Corredor Vitória. E, uma vantagem desta região central é que como grande parte do entretenimento e do turismo estão por lá, você não terá dificuldades para chegar até lá. Se você optar ir de carro, as avenidas e ruas são muito bem sinalizadas. E, se preferir ir de transporte público, diversos ônibus passam pelo centro. Os horários de visitação são sempre a tarde das 13h às 19h e aos finais de semana das 14h às 18h. 

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Como chegar

Breve contexto histórico no Museu de Arte da Bahia em Salvador

Também conhecido como MAB, este é um museu público estadual, que foi fundado em 1918. Ele é considerado o museu da Bahia mais antigo e um dos dez primeiros fundados no Brasil. Em 1982 o museu passou a ser instalado no Palácio Vitória, possuindo uma biblioteca especializada com mais 12 mil livros. O edifício, em estilo neocolonial, foi construído no governo de Francisco Marques de Góes Calmon (1924-1927).

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Quatros e esculturas

Na lindíssima mansão há uma porta principal de madeira talhada, escadaria de jacarandá  e os azulejos do século XIX, que são magníficos! E, uma curiosidade bem legal é que recentemente o Governo do Estado da Bahia incentivou uma campanha para facilitar a compreensão dos nomes das peças antigas, para que desta forma as pessoas pudessem conhecer e saber um pouco mais da cultura do povo baiano.

Museu de Arte da Bahia em Salvador: Acervo com várias relíquias

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

Agora que você já viu tudo sobre o Museu de Arte da Bahia em Salvador, temos uma dica muito bacana: o aluguel de carro em Salvador é muito barato, e se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir o valor, pode sair até mais barato do que o translado ou táxi que você terá que pagar para ir do aeroporto ao hotel e depois do hotel ao aeroporto. É uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem e economizar muito com táxis e transportes!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carros em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços muito bons.

Dica importante dos passeios em Salvador

Salvador é um destino com muitos passeios afastados da cidade que são imperdíveis. Tem os para o centro, para Imbassaí, para a Praia do Forte etc. São lugares maravilhosos! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Porto de Salvador

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por whatsapp e o darão um ótimo atendimento. É muito fácil! E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Como achar ótimos hotéis por ótimos preços em Salvador

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Por isso ele tem todos os hotéis de Salvador com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante! Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Salvador, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:

Hotéis no centro de Salvador

É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche ele, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abrir ele novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Salvador. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido, a nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotéis que já ficamos em Salvador e recomendamos demais:

Hotel de luxo em Salvador

Veja outras matérias imperdíveis de Salvador:

Tags: