Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador:
Salvador

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador

Veja as principais informações e dicas sobre a famosa Basília Nosso Senhor do Bonfim em Salvador e descubra tudo o que você precisa saber sobre este fantástico ponto turístico da capital baiana. É impossível falar da capital baiana e não se lembrar das fitinhas coloridas do Nosso Senhor do Bonfim. A crença que se espalhou por toda a cidade também contagia os turistas e é uma tradição que vale a pena conhecer. Portanto, não deixe de acompanhar esta matéria e ler mais sobre este lugar incrível.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: Tradição das fitinhas do Bonfim

E se você vai viajar para Salvador, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem a Salvador. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais.

Sobre a Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Independente de sua religião, as igrejas histórias de nosso país são verdadeiros símbolos históricos, culturais e artísticos. E, não é à toa que esta lindíssima igreja é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Ícone da fé baiana, a igreja Nosso Senhor do Bonfim é o símbolo do sincretismo religioso católico. Inaugurada na época do Brasil Colonial, já na metade do Ciclo do Ouro, a igreja é toda marcada por detalhes folheados e peças com estilo da época. É um lugar imperdível que você não pode deixar de conferir.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: Interior da Igreja

O que fazer na Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador

A Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador é um dos melhores lugares para conhecer a cultura e a história local. Muito bem preservada, lá você poderá visitar cada cantinho e ver de perto cada detalhe arquitetônico que faz desta igreja um dos lugares mais especiais de Salvador. E, o mais legal é que como ela fica localizada na Sagrada Colina da península de Iguapé, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador oferece várias opções de passeios nos arredores.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: Fachada da Igreja

Restaurante próximo à Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador

Uma sugestão é aproveitar para saborear os pratos típicos baianos. Há três minutos da Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador está o restaurante Sagrado Bonfim, que oferece mariscadas e entradas como queijo coalho grelhado com camarão. Há oito minutos a pé você também pode aproveitar para ir até a Marina do Bonfim e apreciar a linda vista para o mar.

Banner-Gabr

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: Restaurante Sagrado Bonfim

Outra coisa legal é que na Basília Nosso Senhor do Bonfim em Salvador acontecem várias tradições religiosas, como a festa do Nosso Senhor do Bonfim. Na festa ocorre uma procissão e ao final as escadarias da igreja são lavadas por baianas. A festa ocorre três dias antes do dia do Nosso Senhor do Bonfim, que é celebrado no segundo domingo após o dia 6 de janeiro, no mesmo dia em que a igreja católica celebra a Festa de Reis. 

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: festa do Nosso Senhor do Bonfim

Como chegar na Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador

A Igreja do Bonfim fica no Largo do Bonfim s/n e a distância do centro até a Basílica é em torno de 20 minutos de carro. O mais legal é que como a igreja fica situada bem no coração de Salvador, você não terá dificuldades para chegar até lá. Isso porque independente de onde você esteja hospedado, há diversos meios de transportes públicos que passam por esta região. E, se estiverem com carro alugado, as avenidas são muito bem sinalizadas. 

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: Largo do Bonfim

Breve Contexto Histórico da Basílica Nosso Senhor do Bonfim

A igreja do Bonfim possui uma tradição bastante peculiar, que é a lavagem das escadarias. Todos os anos as baianas se vestem de branco e derramam água de cheiro com pétalas de rosas em cada degrau. Essa prática começou em 1773 quando os escravos foram obrigados a lavar a igreja para a missa de solenidade em homenagem ao santo padroeiro dos baianos.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: Tradicional festa onde acontece a lavagem das escadarias

E, uma das coisas mais legais é que é dessa igreja que pertence a famosa fitinha do Bonfim. A fitinha possui 47 cm, que é o comprimento do braço direito da estátua de Cristo, no altar-mor. A tradição diz que esta fitinha deve ser amarrada no pulso ou na grade do pátio, com duas voltas e três nós. Para cada nó, deve-se fazer um pedido. Isso porque, segundo a crença, os pedidos se realizam quando a fita cai.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: fitinha do Bonfim

Outra curiosidade é que na parte de dentro da igreja, há um salão reservado para a venda de alguns artigos religiosos. E, também há uma área chamada de Sala dos Milagres, onde há diversas peças feitas de cera, que foram deixadas pelos devotos em agradecimento ao Nosso Senhor do Bonfim, que é o santo dos milagres.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador: Sala dos Milagres

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

Agora que você já viu tudo sobre a Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador, temos uma dica muito bacana: o aluguel de carro em Salvador é muito barato, e se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir o valor, pode sair até mais barato do que o translado ou táxi que você terá que pagar para ir do aeroporto ao hotel e depois do hotel ao aeroporto. É uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem e economizar muito com táxis e transportes!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carros em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços muito bons.

Dica importante dos passeios em Salvador

Salvador é um destino com muitos passeios afastados da cidade que são imperdíveis. Tem os para o centro, para Imbassaí, para a Praia do Forte etc. São lugares maravilhosos! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Porto de Salvador

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por whatsapp e o darão um ótimo atendimento. É muito fácil! E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Como achar ótimos hotéis por ótimos preços em Salvador

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Por isso ele tem todos os hotéis de Salvador com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante! Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Salvador, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:

Hotéis no centro de Salvador

É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche ele, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abrir ele novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Salvador. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido, a nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotéis que já ficamos em Salvador e recomendamos demais:

Hotel de luxo em Salvador

Veja outras matérias imperdíveis de Salvador:

Tags: