Salvador

Museu Tempostal em Salvador

Conheça o Museu Tempostal em Salvador e veja as principais dicas de o que fazer e como chegar neste fantástico museu. A capital baiana oferece inúmeras opções de passeios super diferentes para você curtir as suas férias. E, se você adora museus e procura conhecer a história local de uma maneira bem especial, então separe um momento para conhecer o incrível Museu Tempostal em Salvador. O museu conta com um grande arquivo iconográfico que abriga importantes registros do desenvolvimento de Salvador.

Museu Tempostal em Salvador: Cartão Postal do Porto

E se você vai viajar para Salvador, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem a Salvador. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais.

Informações sobre o Museu Tempostal em Salvador

Inaugurado em 1977, o Museu Tempostal em Salvador foi criado por um grande colecionador e cartofilista chamado Antônio Marcelino do Nascimento. O sergipano era considerado um colecionador eclético que desde pequeno começou a guardar santinhos de catecismo, biscuits, estampas do sabonete Eucalol, adesivos, entre outros exemplares que contribuíram para a construção do acervo. Hoje, o museu conta com cerca de 50 mil peças que inclui cartões postais, fotografias e estampas, do final do século XIX e meados do século XX. Entre os destaques estão as coleções da Belle Époque e os cartões postais paisagísticos antigos de cidades da Bahia e de outros estados. 

Museu Tempostal em Salvador: Acervo

O que fazer no Museu Tempostal em Salvador

Certamente, esta é a dica ideal para quem quer conhecer a história da Bahia de um jeitinho super especial. Como citamos no tópico anterior, ao visitar o Museu Tempostal em Salvador, você poderá se encantar pelas 50 mil peças. Faça uma visita gratuita e veja as transformações que a cidade sofreu ao longo dos anos e também as tendências artísticas e arquitetônicas do Barroco e do Rococó, estilos que marcaram a arquitetura religiosa da igreja católica. Todo o acervo conta com guarda histórias, tradições, arquitetura e os credos da Bahia e de outros lugares do mundo.

Museu Tempostal em Salvador: Sala de exposição

O que fazer nas proximidades do Museu Tempostal em Salvador

Descendo na mesma rua a pé você encontra o Balé Folclórico da Bahia, que é um espaço de artes e dança. A agenda é permanente, portanto você pode visitá-lo de segunda à sábado às 20h. A companhia já atingiu um nível técnico que vem chamando atenção  dos mais experientes profissionais e críticos de dança do Brasil. Em 1996, o Balé Folclorico da Bahia ganhou o Prêmio Mambembão oferecido pelo Ministério da Cultura como a melhor preparação técnica de elenco do país.

Banner-Gabr

Museu Tempostal em Salvador: Balé folclórico da Bahia

E, além do Museu Tempostal em Salvador, você pode visitar o Museu da Gastronomia Baiana. Este museu é composto por um conjunto de espaços, localizado no Largo do Pelourinho, onde há exposições, vitrines-homenagem, restaurantes-museu e loja-museu de doces e livros. Se delicie com as mais variadas comidas típicas da cidade de Salvador.

Museu Tempostal em Salvador: Museu da Gastronomia Baiana

Ainda pelas redondezas do Museu Tempostal em Salvador você encontra o Centro Cultural Solar do Ferrão, que trata-s de um espaço que mostra várias coleções de arte popular, reunindo peças representativas da Cultural Popular do Nordeste, como peças em cerâmicas, objetos reciclados de material reciclado, máscaras, estatuetas, instrumentos e utensílios que faziam parte do cotidiano dos africanos daquela época. O Centro Cultural Solar do Ferrão fica na Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho e você pode visitá-lo de terça a sexta das 12h às 18h e nos sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.

Museu Tempostal em Salvador: Centro Cultural Solar do Ferrão

Destaque também para o Pelourinho. A região em que o Museu Tempostal em Salvador está situado é uma das localidades mais importantes e turísticas da capital baiana. Além de suas casinhas coloridas, por lá você encontrará inúmeros pontos turísticos fascinantes, como o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e a Igreja e Convento São Francisco, a famosa igreja do ouro. Certamente, este é um passeio que vale a pena estar em seu roteiro.

Museu Tempostal em Salvador: Pelourinho

Como chegar no Museu Tempostal em Salvador

Localizado em um charmoso sobrado do século XIX, bem no coração de Salvador, o Museu Tempostal fica bem próximo do Pelourinho, na Rua Gregório de Matos, 33. Para chegar até lá você poderá utilizar o transporte público, táxi ou o aluguel de carro. Como a região é uma das mais visitadas, você não terá dificuldades para se locomover até lá.

Museu Tempostal em Salvador: Fachada do Museu

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

Agora que você já viu tudo sobre o Museu Tempostal em Salvador, temos uma dica muito bacana: o aluguel de carro em Salvador é muito barato, e se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir o valor, pode sair até mais barato do que o translado ou táxi que você terá que pagar para ir do aeroporto ao hotel e depois do hotel ao aeroporto. É uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem e economizar muito com táxis e transportes!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carros em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços muito bons.

Dica importante dos passeios em Salvador

Salvador é um destino com muitos passeios afastados da cidade que são imperdíveis. Tem os para o centro, para Imbassaí, para a Praia do Forte etc. São lugares maravilhosos! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Porto de Salvador

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por whatsapp e o darão um ótimo atendimento. É muito fácil! E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Como achar ótimos hotéis por ótimos preços em Salvador

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Por isso ele tem todos os hotéis de Salvador com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante! Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Salvador, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:

Hotéis no centro de Salvador

É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche ele, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abrir ele novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Salvador. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido, a nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotéis que já ficamos em Salvador e recomendamos demais:

Hotel de luxo em Salvador

Veja outras matérias imperdíveis de Salvador:

Tags: