Ouro Preto

Roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Veja o roteiro de 4 dias em Ouro Preto, em Minas Gerais. Se tiver quatro dias para conhecer a cidade, é bom ser objetivo e ir aos lugares mais importantes. Nessa matéria vamos mostrar um roteiro com as principais atrações que você precisa conhecer nesses dias em que estará na “antiga Vila Rica”.

Roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Manhã do dia 1 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Que tal começar seu passeio pela cidade de Ouro Preto partindo do símbolo da cidade? Conheça a Praça Tiradentes. Nesse espaço você vai encontrar: o Museu de Ciência e Técnica, o Museu da Inconfidência, o Monumento a Tiradentes, o Conjunto Alpoim, o Chafariz da Praça Tiradentes e a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. Coloque roupas leves e um calçado confortável para explorar cada canto desse lugar. Veja a seguir o que fazer na parte da tarde no dia 1 do seu roteiro de 4 dias em Ouro Preto.

Centro histórico de Ouro Preto

Tarde do dia 1 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Hora do almoço! O Restaurante Chafariz é uma ótima escolha para sua refeição. Com mais de 50 anos de tradição, nesse lugar você poderá desfrutar do melhor da comida caipira. O restaurante fica na rua São José, n. 167, e está aberto de terça a domingo, das 12h às 16h. Depois de comer bem, uma boa dica é se exercitar conhecendo o Parque Estadual do Itacolomi. Trata-se de uma linda reserva de Mata Atlântica (com 7.543 hectares) que abriga o Pico do Itacolomi de 1.772 metros de altitude.

Restaurante Chafariz em Ouro Preto

Noite do dia 1 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Depois de um dia intenso, nada melhor do que curtir uma boa música. O Escadabaixo Bar e Cozinha é o lugar ideal para aproveitar a noite. Localiza-se na rua Conde de Bobadela, n. 122, ou seja, está no coração de Ouro Preto. Nossas dicas do cardápio são: brie folhado (acompanhado de geléia de damasco e pães) e o pavê de doce de leite. Prepare-se para o legítimo rock’n’roll. Ótima dica de o que fazer na sua primeira noite no seu roteiro de 4 dias em Ouro Preto.

Escadabaixo Bar e Cozinha em Ouro Preto

Manhã do dia 2 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Para a manhã do seu segundo dia indicamos uma experiência super diferente: um passeio no Trem da Vale. A estrutura é completa com ar-condicionado, lanchonete e restaurante, além de carro exclusivo para cadeirantes. Nossa dica é comprar a passagem antecipadamente pelo site da empresa. Como seu tempo é curto, indicamos o trecho Ouro Preto X Mariana. Dica: partir às 10h e voltar às 13h. Assim, você conhecerá o centro histórico de Mariana e voltará a tempo de curtir mais Ouro Preto.

Trem da Vale em Ouro Preto

Tarde do dia 2 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Depois de um passeio pela história mineira, nada melhor do que continuar aprendendo e relembrar que Ouro Preto (antiga Vila Rica) era o pólo mais importante na época do Ciclo do Ouro. Por isso, existem muitas minas de exploração nesse local. Demais né? Uma das mais preservadas é a Mina do Chico Rei. A visita guiada pelo subsolo mostra como era o cotidiano sofrido dos escravos que trabalhavam em condições insalubres em busca de ouro. Uma curiosidade é que Chico Rei foi um escravo dessa mina responsável pela liberdade de muitos homens escravizados.

Mina do Chico Rei em Ouro Preto

Noite do dia 2 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Para terminar seu dia em grande estilo, nada melhor do que conhecer o melhor restaurante da cidade de Ouro Preto. A Casa do Ouvidor é um restaurante sofisticado sediado em um lindo casarão com influência barroca. A culinária típica mineira apaixonante, a incrível carta de bebidas e o ambiente elegante, proporcionarão uma noite inesquecível a você. Atente-se ao horário! O estabelecimento funciona das 19h às 22h, na parte da noite.

Casa do Ouvidor em Ouro Preto

Manhã do dia 3 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Tire a manhã do seu penúltimo dia para conhecer os principais museus da cidade:

  • Museu da Inconfidência: Localiza-se no centro de Ouro Preto, mais precisamente na Praça Tiradentes, n. 139. Esse museu abriga um acervo de mais de 4 mil peças, portanto, vale a pena ir com tempo para conhecer tudo.
  • Museu Aleijadinho: Acervo de Arte Sacra que fica na Igreja São Francisco de Assis. O local abre de terça a domingo, das 8:30h às 12h, na parte da manhã; e de 13:30h às 17h, na parte da tarde. O ingresso custa R$10,00 (admitindo-se meia entrada). Um passeio imperdível!
  • Museu Casa Guignard: Localiza-se na rua Conde de Bobadela, n. 110, no centro da cidade de Ouro Preto. O museu abriga obras e objetos pessoais de Alberto da Veiga Guignard, um dos mais renomados pintores e desenhistas brasileiros do século passado.

Museus em Ouro Preto

Tarde do dia 3 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Tire a tarde do seu penúltimo dia para conhecer as principais igrejas da cidade:

  • Basílica de Nossa Senhora do Pilar: A histórica basílica foi construída a partir de uma capela erguida em 1696. Localizada na Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, a igreja está aberta de terça a domingo, das 9h às 10h45, na parte da manhã; e, das 12h às 16h45, na parte da tarde.
  • Igreja São Francisco de Assis: Localizada no Largo de Coimbra, no coração da cidade, a igreja abre de terça a domingo, das 8:30h às 12h, na parte da manhã; e de 13:30h às 17h, na parte da tarde. Quer assistir a uma missa? Vá até lá às 19h do domingo.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Localizada no Largo do Rosário, a igreja abre de terça a domingo, das 13h às 16h45. Sendo que as missas ocorrem aos domingos, às 16h. Uma curiosidade sobre essa bela igreja é que ninguém sabe quem a construiu.

 

Igrejas de Ouro Preto

Noite do dia 3 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

O Dirceu Café Bar é uma casa colonial que abre de quarta a domingo e está sempre de portas (e janelas) abertas para os clientes. No cardápio você vai encontrar: hambúrgueres artesanais, porções, risotos, cafés, cervejas artesanais, drinks, vinhos e muito mais. Uma consideração a ser feita é que o ambiente é versátil, você pode escolher ir com a galera ou a dois. Dica: O pão de queijo é feito na hora e vale a pena esperar!

Dirceu Café Bar em Ouro Preto

Manhã do dia 4 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Para sua manhã do último dia, indicamos uma visita à linda e incrível Casa dos Contos. Localizada na Rua São José, n. 12, o espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 16h45; e aos domingos e feriados, das 10h às 14h45. Por lá, você vai encontrar o tradicional Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o antigo Museu da Moeda e do Fisco, algumas salas de exposições e o Parque Horto dos Contos.

Casa dos Contos em Ouro Preto

Tarde do dia 4 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Para os amantes da montanha, vale a pena conhecer o sul da cidade histórica de Ouro Preto. Nessa região, se localiza o distrito de Lavras Novas. Como está a mais de 1.300 m de altura, o local possui um clima mais ameno e relevo montanhoso. Por lá, vale a pena conhecer a: Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Represa do Custódio, Cachoeira dos Namorados e Vilarejo da Chapada. Ótima dica dentro do seu roteiro de 4 dias em Ouro Preto.

Cachoeira dos Namorados em Ouro Preto

Noite do dia 4 do roteiro de 4 dias em Ouro Preto

Para fechar sua viagem com chave de ouro, um jantar daqueles! Sediado em um belíssimo sobrado colonial, o restaurante Bené da Flauta é considerado um dos melhores restaurantes em Ouro Preto. Localizado na Rua São Francisco de Assis, n. 32, o estabelecimento possui uma vista incrível para os principais pontos turísticos do centro histórico da cidade. Gosta de vinhos? Então essa é a melhor escolha! O restaurante apresenta uma adega que vai te surpreender.

Bené da Flauta em Ouro Preto

Como achar hotéis por preços imbatíveis em Ouro Preto

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Ouro Preto e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.Cancelamento Gratuito de HotelUma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador têm uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Está pensando em alugar um carro em Ouro Preto? Veja essas dicas!

Agora que você já viu as dicas para seu roteiro de 4 dias em Ouro Preto, saiba que alugar um carro é uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem, mesmo se onde você for ficar em Ouro Preto for uma região bem localizada. Com o carro você pode ir conhecer lugares lindos que são mais afastados, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser. Veja as dicas para alugar um carro em Ouro Preto pelo melhor preço.
Aluguel de carro em Ouro Preto

Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Ouro Preto:

A primeira dica é reservar com a maior antecedência possível pela Internet. Assim como os hotéis nas melhores localizações de Ouro Preto, quanto antes você reservar, bem mais barato vai pagar. Veja, a seguir, mais dicas para alugar um carro em Ouro Preto pelo melhor preço.

Dica 2: Incríveis comparadores de preços:

Pesquise muito em todas as locadoras de carro de Ouro Preto para achar o melhor preço. Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo esse trabalho por você, achando preços incríveis. Em poucos segundos você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas e é só escolher a mais barata. Esses são os dois comparadores que sempre usamos e são os melhores do mundo. Use os dois e veja qual tem o melhor preço, para economizar ainda mais.
  1. Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
  2. Comparador de aluguel de carros internacionalMaior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.

Dica 3: Alugue nas melhores locadoras de Ouro Preto

Prefira empresas maiores e de confiança como a Alamo, Localiza, National, Hertz, Dollar, Budget e Avis. São de confiança e não importa o lugar onde for ficar em Ouro Preto, sempre terá uma delas perto de você e em todos os aeroportos.

Veja outras matérias de Ouro Preto:

O que fazer em Ouro Preto: Dicas do que ver e fazer na cidade.
Mapa turístico de Ouro Preto: Dicas das melhores regiões para se hospedar na cidade.
Passeios em Ouro Preto: Dicas de passeios imperdíveis para fazer na cidade.
Alugar um carro em Ouro Preto: Dicas para adquirir este serviço na cidade.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *