Brasil

Quais são os maiores golpes digitais de viagem e como driblá-los

A Organização Mundial do Turismo, uma agência especializada das Nações Unidas, admite que golpes digitais virtuais sobre viagem têm se tornado um problema global e sistêmico. Turistas são tipicamente bons alvos para vigaristas: pessoas abertas a novas descobertas, não acostumadas a um ambiente e frequentemente dependendo do auxílio de estranhos.

Quais são os maiores golpes digitais de viagem e como driblá-los

Às vezes, são pessoas que sequer dominam o idioma de seu destino de viagem. Além disso, as compras relacionadas a viagens geralmente são um tiro no escuro. Serviços são contratados e pagos de antemão, em negócios que dependem estritamente da confiança até que os consumidores cheguem ao destino e possam desfrutar da viagem, da estadia e dos passeios em si. No entanto, é possível tomar cuidados para detectar e evitar golpes. Confira a seguir como se livrar dos vigaristas de feriado:

Modus operandi

A fraude padrão consiste em um bandido se posicionando publicamente como uma empresa de viagens legítima e persuadindo suas vítimas a pagar por algum serviço fictício, de preferência em dinheiro, Pix ou transferência bancária. Em alguns casos, o processo de convencimento e de pagamento pode se estender. Às vezes, os serviços turísticos realmente são entregues numa viagem para criar confiança na vítima e numa segunda ocasião vem o golpe.

Pix

Em todo caso, num momento em que a vítima sofreu prejuízo, o criminoso some sem dar notícia. Infelizmente, o golpe muitas vezes só é percebido no dia da viagem e a vítima tem que pagar passagens e hospedagem além do prejuízo constatado para seguir com a viagem.

Primeiro passo: cibersegurança

A primeira precaução começa antes mesmo de acessar a internet. A maioria das pessoas atualmente pesquisa opções na internet para programar seu roteiro de viagem e orçamento. Portanto, a primeira medida é reforçar a cibersegurança. Maneiras fundamentais de fazer isso é usar um bom programa de antivírus e fazer um download VPN.

O antivírus além de buscar ameaças num dispositivo muitas vezes permite implementar outras medidas de segurança, como um firewall. Já a VPN é uma rede virtual privada, que permite estabelecer conexões privadas na internet. Essa ferramenta coíbe invasores e bisbilhoteiros virtuais, criptografando as comunicações num canal privado de navegação. 

Primeiro passo: cibersegurança

De olho nos preços “imperdíveis” 

A notícia de preços atrativos atrai a atenção normalmente. No caso de viagens, em que passagens e hospedagem não são valores triviais e demandam planejamento para gastar, isso é especialmente verdadeiro. Golpistas podem enganar anunciando preços irrealmente baixos de diversas maneiras. Em algumas situações, esses “agentes de viagem” entram diretamente em contato com suas vítimas, tentando-as. Isso pode acontecer normalmente por Instagram, telefone ou e-mail.

De olho nos preços “imperdíveis” 

Outra possibilidade é o próprio interessado na viagem descobrir um perfil de Instagram ou site ao buscar na internet, expondo-se ao golpe ao contatá-lo. Qualquer que seja a abordagem, coisas boas demais para serem verdade geralmente são mentira mesmo. Portanto, uma maneira de verificar se a informação é um golpe é acessar um comparador de preços. No caso de passagens aéreas, é possível recorrer a opções como Skyscanner, Kiwi.com e Hopper, entre vários outros. Para hospedagens, plataformas como Trivago, Booking e Hoteis.com são boas alternativas. Se o preço “imperdível” for muito abaixo do que observado nesses sites, provavelmente é a isca de um golpe. 

Hospedagem fictícia 

Infelizmente, nem todo tipo de contratação de serviço pode ser comparada na internet. Os golpes relativos a hospedagem de pequenas propriedades, chalés ou pousadas são particularmente eficazes porque listam opções “fora do circuito” dos sites de comparação. Essas alternativas despontam como boas alternativas, privativas e exclusivas.

Hotel

Geralmente são anunciadas em sites que reúnem diversas opções ou perfis de Instagram. Assim como no golpe do preço imperdível, o dinheiro da vítima é enviado com base na confiança, mas ela não usufrui do que comprou. Normalmente, ligar para um hotel ou companhia aérea seria suficiente para averiguar se o contato até a conclusão do negócio é com um criminoso. Porém, essas opções de hospedagem geralmente são anunciadas em sites com aparência profissional e que apresentam também um telefone de contato… Com o golpista.

Nesses casos, a verificação das informações é um pouco diferente. É preciso ler o texto dos anúncios com atenção. Às vezes, há trechos copiados e colados de sites de empresas legítimas. A presença de uma linha fixa e não apenas um número de celular é um indício de credibilidade e, quando possível, é relevante evitar comunicações exclusivamente por texto (como via WhatsApp). Além disso, embora haja um meio de contato, os sites muitas vezes não trazem os endereços dos imóveis, o que levanta suspeitas. Se a empresa se negar a informá-lo mesmo sob consulta, esse é um alerta importante. Se informar, é de bom tom checar se a localização confere com a imagem de satélite do Google Maps.

Checar localização

Por fim, também é relevante checar a reputação da empresa por trás do site. Isso pode ser feito em serviços como ReclameAqui, LinkedIn, entre outros. Adicionalmente, plataformas legítimas de locação podem ser usadas por criminosos. Expositores de imóveis que propõem usar opções de pagamento externas a plataformas como o Airbnb devem cair automaticamente em suspeição.

Vigaristas do auxílio virtual

Embora os golpes de contratação de serviços sejam a maioria, há também criminosos tentando lucrar com fraude de pós-venda. Cresce o número de impostores no Twitter fazendo se passar pelo atendimento ao cliente de companhias aéreas para “ajudar” com transtornos de passageiros.

Os golpistas monitoram reclamações feitas citando os perfis de companhias aéreas, como @VoeGOLoficial ou @British_Airways e criam perfis falsos, respondendo às demandas. Em seguida, pedem informações de contato e mantêm interações verossímeis, como se estivessem interessados em resolver problemas. Então, vem a parte em que solicitam o envio de dinheiro.

Vigaristas do auxílio virtual

O pretexto podem ser custos para recuperar uma mala extraviada ou algo semelhante. O eventual desespero dos afetados pelo transtorno adiciona vulnerabilidade ao golpe e pressão psicológica para contribuir com a quantia pedida. O procedimento inteiro é altamente suspeito, mas arrebanha vítimas.

Para evitar ser vitimado por esquema, é preciso ter em mente que as empresas não fazem esse tipo de interação em redes sociais abertamente, embora às vezes respondam mensagens. É preciso ter certeza de estar usando um canal oficial das empresas para se comunicar para resolver pendências de viagem. No caso do Twitter, o selo Blue é um indício de legitimidade. Entretanto, vale a pena sempre buscar pelo site oficial da empresa. Nele, estarão listadas as redes sociais oficiais da companhia.

Está pensando em alugar um carro no Brasil? Veja essas dicas!

Agora que você já viu as melhores dicas sobre os golpes digitais virtuais sobre viagem, saiba que alugar um carro é uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem, mesmo se onde você for ficar no seu destino for uma região bem localizada. Com o carro você pode ir conhecer praias lindas que são mais afastadas, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser. Veja as dicas para alugar um carro pelo melhor preço em todo o Brasil.

Aluguel de carro no Brasil

Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência:

A primeira dica é reservar com a maior antecedência possível pela Internet. Assim como os hotéis nas melhores localizações do Brasil, quanto antes você reservar, bem mais barato vai pagar.

Dica 2: Incríveis comparadores de preços:

Pesquise muito em todas as locadoras de carro do Brasil para achar o melhor preço. Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo esse trabalho por você, achando preços incríveis. Em poucos segundos, você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas e é só escolher a mais barata. Esses são os dois comparadores que sempre usamos e são os melhores do mundo. Use os dois e veja qual tem o melhor preço, para economizar ainda mais.

  1. Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
  2. Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.

Dica 3: Alugue nas melhores locadoras do Brasil

Prefira empresas maiores e de confiança como a Alamo, Localiza, National, Hertz, Dollar, Budget e Avis. São de confiança e não importa o lugar onde for ficar no Brasil, sempre terá uma delas perto de você e em todos os aeroportos.

Como achar hotéis por preços imbatíveis no Brasil

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis do Brasil e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um.

Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.

Cancelamento Gratuito de Hotel

Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Veja outras matérias do Brasil:

O que fazer em Maceió: Dicas do que ver e fazer na cidade.
Passeios em Natal: Dicas de passeios imperdíveis para fazer na cidade.
Onde ficar em Bonito: Dicas das melhores regiões para se hospedar na cidade.
Melhores restaurantes em Gramado: Melhores lugares para fazer uma refeição na cidade.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *