Planejamento

Voo cancelado ou bagagem extraviada? Receba seu reembolso já!

Se você teve um voo cancelado ou uma bagagem extraviada nos últimos 5 anos, confira seus direitos e receba seu reembolso já! Imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, especialmente os relacionados a atrasos, cancelamentos ou problemas com bagagem, mas há empresas que ajudam você a receber o reembolso e todos os seus outros direitos, rápido e sem burocracia. Abaixo nós explicamos como isso tudo funciona, mas se já quiser ir direto para o site da empresa que faz o reembolso, clique aqui.

Bagagem de viajante em aeroporto

Em quais situações de viagem posso receber um reembolso?

Muita gente não sabe, mas em situações de atraso, cancelamento, perda de conexão, embarque negado, extravio de bagagem etc., é possível solicitar um reembolso, indenização ou outro tipo de assistência à companhia aérea que presta o serviço usado – mesmo que já tenha se passado anos do ocorrido! Sim, você pode receber uma boa quantia de dinheiro que nem esperava por voos passados que lhe trouxeram algum tipo de dano!

Confira todos os casos em que você pode ser indenizado:

  • Voo atrasado: atrasos a partir de 4 horas já são passíveis de compensação e você tem direito à assistência por parte da companhia aérea em diversas situações.
  • Voo cancelado: a maioria dos voos cancelados são passíveis de compensação e você também tem direito à assistência da companhia aérea.
  • Perda de conexão: a companhia aérea deve prestar assistência aos passageiros que perdem sua conexão, seja por um atraso ou cancelamento de voo.
  • Embarque negado ou overbooking: você tem direito à compensação no caso de chegar ao aeroporto para embarcar e não ter lugar disponível no avião.
  • Bagagem extraviada: se a sua mala ficar extraviada por mais de 24 horas, você tem direito à compensação, além de reembolso pelos gastos necessários.

Como receber o reembolso do voo e resolver o problema de forma rápida e simples?

Problemas com companhias aéreas são sinônimo de dor de cabeça para muita gente, já que as soluções parecem complicadas e burocráticas. Portanto, caso suja qualquer dificuldade na sua viagem, desde o embarque até a retirada de bagagens, nós indicamos que você entre em contato com uma empresa especializada no assunto. Eles recebem dezenas de casos iguais aos seus todos os dias, e já sabem todo o processo para amenizar os danos causados pelas companhias.

Guichê de companhia aérea para voo cancelado

Depois de tantas viagens, nós descobrimos uma empresa muito boa, que nos ajudou de forma super rápida, prática e eficiente, sem burocracia, sem estresse e de forma totalmente online! Eles são especialistas no assunto e vão garantir que você receba a indenização que merece. Se quiser, é só clicar neste link e você já consegue verificar com eles se o seu caso é passível de compensação.

1. O que fazer caso meu voo seja atrasado ou cancelado?

Caso seu voo esteja atrasado ou cancelado e você precise desembolsar o seu próprio dinheiro para se hospedar em um hotel, comprar roupas ou algum outro artigo, não deixe de guardar TODOS os comprovantes, como notas fiscais, e-mails etc. A companhia aérea tem a obrigação de reembolsar o valor gasto em decorrência desse problema com necessidades básicas.

Banner-Gabr

Asa de avião

2. O que fazer caso perca um compromisso por causa de um voo?

Se por algum atraso ou cancelamento de voo você perder algum tipo de compromisso, você deve fazer uma reclamação por escrito, podendo ser enviada ao e-mail de SAC da companhia aérea. Documente o ocorrido com o máximo de detalhes, citando os funcionários da companhia com quem teve contato. Caso não encontre o endereço de e-mail de reclamações, registre-a em sites que dão o devido suporte ao consumidor.

Avião decolando de aeroporto

3. O que fazer se minha bagagem for extraviada, furtada ou danificada?

Se sua bagagem for extraviada, furtada ou sofra qualquer dano, a responsabilidade também é da companhia aérea, e você está protegido pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Seus prejuízos DEVEM ser reembolsados, e caso a companhia não preste qualquer assistência, você pode solicitar uma indenização por danos morais. Você deve registrar a reclamação junto à companhia aérea, preenchendo um formulário específico que é fornecido por um funcionário dela. É importante guardar os nomes dos funcionários que lhe atenderam, além da data e horário da reclamação, e tirar fotos das condições nas quais a sua bagagem foi entregue.

Dica para evitar o problema: nem todo mundo faz isso, mas se puder (especialmente em voos longos ou nos quais você leve bagagens muito importantes) faça sempre fazer uma declaração antes de embarcar. Isso facilita muito o processo posterior, caso ocorra algo com a mala. No entanto, suas bagagens serão abertas para a confirmação da veracidade dessa declaração.

Bagagens de viajantes

E se eu mesmo quiser cancelar o meu voo?

O Código de Defesa do Consumidor confere até 7 dias para o cancelamento espontâneo de passagens aéreas. Esse “direito de arrependimento” é válido apenas para as compras realizadas pelo telefone ou internet, e não dentro do estabelecimento comercial, como os guichês das companhias nos aeroportos. Muita gente, inclusive, não sabe que as companhias aéreas têm o direito de realizar uma cobrança de no máximo 5% do valor original, como multa compensatória, caso seja solicitado o cancelamento ou alteração da passagem adquirida.

Avião no Brasil

Está pensando em alugar um carro no Brasil? Veja essas dicas!

Agora que você já viu as melhores dicas sobre os casos de voo cancelado ou bagagem extraviada e dicas para que receba seu reembolso já, saiba que alugar um carro é uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem, mesmo se onde você for ficar no seu destino for uma região bem localizada. Com o carro você pode ir conhecer praias lindas que são mais afastadas, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser. Veja as dicas para alugar um carro pelo melhor preço em todo o Brasil.

Aluguel de carro no Brasil

Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência:

A primeira dica é reservar com a maior antecedência possível pela Internet. Assim como os hotéis nas melhores localizações do Brasil, quanto antes você reservar, bem mais barato vai pagar.

Dica 2: Incríveis comparadores de preços:

Pesquise muito em todas as locadoras de carro do Brasil para achar o melhor preço. Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo esse trabalho por você, achando preços incríveis. Em poucos segundos, você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas e é só escolher a mais barata. Esses são os dois comparadores que sempre usamos e são os melhores do mundo. Use os dois e veja qual tem o melhor preço, para economizar ainda mais.

  1. Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
  2. Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.

Dica 3: Alugue nas melhores locadoras do Brasil

Prefira empresas maiores e de confiança como a Alamo, Localiza, National, Hertz, Dollar, Budget e Avis. São de confiança e não importa o lugar onde for ficar no Brasil, sempre terá uma delas perto de você e em todos os aeroportos.

Como achar hotéis por preços imbatíveis no Brasil

Para além da questão dos casos de voo cancelado ou bagagem extraviada e dicas para que receba seu reembolso já, uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis do Brasil e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.

Cancelamento Gratuito de Hotel

Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Veja outras matérias do Brasil:

O que fazer em Maceió: Dicas do que ver e fazer na cidade.
Passeios em Natal: Dicas de passeios imperdíveis para fazer na cidade.
Onde ficar em Bonito: Dicas das melhores regiões para se hospedar na cidade.
Melhores restaurantes em Gramado: Melhores lugares para fazer uma refeição na cidade.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *