Fortaleza

Casa de José de Alencar em Fortaleza

Saiba tudo sobre um dos mais famosos museus em Fortaleza, a Casa de José de Alencar. Criador de Iracema, a “virgem dos lábios de mel”. A narrativa se deu na região do Ceará e a imagem da índia Iracema ficou tão conectada à cidade que nomeou uma das melhores praias de Fortaleza.

Casa de José de Alencar em Fortaleza

E se você vai viajar para Fortaleza, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem para Fortaleza. São várias dicas para montar toda a sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais.

História do museu

O criador de Iracema, O Guarani, Til, entre muitas outras obras, nasceu em 1829, em uma casa de pedra e cal, em Fortaleza. Essa simples construção, localizada no Sítio Alagadiço Novo, é a famosa casa do escritor José de Alencar, um dos símbolos da literatura brasileira, mais especificamente da corrente literária indianista. Você vai se deparar com as ruínas do antigo engenho da família Alencar do ano de 1830. Trata-se do primeiro engenho a vapor do Ceará. Era responsável por produzir açúcar, melaço e aguardente de cana.

Casa de José de Alencar em Fortaleza: Antiga

Se você gosta de história, vale a pena fazer uma visita guiada. Os valores são bem acessíveis, por volta de R$6,00. Isso fará toda diferença no seu passeio. Os guias, que são conhecidos por serem simpáticos e super inteligentes, proporcionarão um embasamento histórico muito importante.

Informações importantes

O acervo da Casa de José de Alencar em Fortaleza, pertencente à Universidade Federal do Ceará, é composto pela: Coleção Arthur Ramos, com obras voltadas para as manifestações religiosas afro-brasileiras; Coleção Luiza Ramos, que apresenta uma exposição de rendas; Pinacoteca Floriano Teixeira, responsável por abrigar 32 quadros de Floriano; Biblioteca Braga Montenegro, com mais de dois mil exemplares de obras; Sala Iracema, com obras das principais cenas do romance; e, por fim, pelas Ruínas do Engenho, 1º engenho a vapor do Ceará.

Casa de José de Alencar em Fortaleza: Interior

Banner-Gabr

O museu funciona de segunda à sexta das 8h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é reduzido para: 8h às 15hUma dica muito legal é reunir a galera, levar uma toalha xadrez e muitos quitutes, para fazer um delicioso piquenique. O espaço é gramado e conta com inúmeras árvores. Assim, a sombrinha agradável te fará esquecer que está em um dos lugares mais quentes do Brasil.

Super dica do aluguel de carro em Fortaleza!

Agora que você já viu tudo sobre a Casa de José de Alencar em Fortaleza, temos uma dica muito bacana: aproveitar que o aluguel de carro em Fortaleza é super barato! Além disso, se você estiver em duas ou mais pessoas, ao dividir o valor, fica até mais barato do que transfer ou táxi – que você terá que pegar para conhecer as praias e passeios mais bonitos, que são todos afastados do centro de Fortaleza. É uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem (poder fazer seus horários e não depender dos transfers) e economizar muito!

Aluguel de carro em Fortaleza

Com o carro você pode ir até Morro Branco, Canoa Quebrada, Lagoinha e Cumbuco, que são as praias mais famosas de lá. Todas elas ficam afastadas do centro e você precisaria contratar um transfer para acessá-las. Sem falar no incrível Beach Park, que todo turista em Fortaleza tem que visitar, e fica a 50 minutos do centro. Na nossa matéria de aluguel de carros em Fortaleza nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços muito bons.

Dica importante dos passeios em Fortaleza

Todos esses passeios incríveis pelas praias e cidades próximas de Fortaleza são vendidos por agência. Para quem não vai alugar um carro, é a melhor opção! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mau estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Praia Canoa Quebrada em Fortaleza

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa que é a mais conhecida por lá, e adoramos! Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser saber mais, é só entrar aqui. O site deles tem todos os passeios e você já consegue comprar tudo por lá. Nós fizemos uma parceria bem legal com eles e se na hora de finalizar a compra você utilizar o cupom DICASDONOSSOBRASIL, ganhará 10% de desconto! E eles ainda o buscam e trazem de volta ao hotel no dia do passeio! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Como achar ótimos hotéis por ótimos preços em Fortaleza

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Por isso ele tem todos os hotéis de Fortaleza com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante! Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Fortaleza, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:

Onde ficar em Fortaleza: melhor região

É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche ele, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abrir ele novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Fortaleza. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido, a nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotel que já ficamos em Fortaleza

Hotéis que já ficamos em Fortaleza e recomendamos demais:

Veja outras matérias imperdíveis de Fortaleza:

Tags: