Quer conhecer um lugar extraordinário e paradisíaco em Florianópolis? Então, não deixe de visitar a famosa ilha do Campeche que faz todos os turistas suspirarem. Repleta de atrativos, paisagens exuberantes e um visual fantástico, a ilha é um dos lugares mais disputados por lá. Para que a preservação desta belíssima ilha e de todo o ecossistema, são permitidos no máximo 800 visitantes por dia. Por isso, não fique de fora dessa. Veja as principais dicas de como se programar com antecedência, como chegar e o que fazer na Ilha do Campeche que é simplesmente apaixonante.
Com tantas belezas naturais fica fácil entender por que Florianópolis recebe nomes como: Ilha da Magia e Caribe Catarinense. Com uma fauna diversificada e a flora exuberante, por lá, lugares paradisíacos para conhecer não irão faltar! E, a Ilha do Campeche, certamente, é um desses lugares incríveis. A ilha pode ser avistada da Praia do Campeche, que é uma linda praia de Florianópolis. Super famosa e disputada, a ilha já recebeu o título de melhor praia de Florianópolis e, hoje, abriga um dos mais ricos ecossistemas do sul do país. Cercada pela Mata Atlântica, a ilha é bem pequena e conta com apenas uma praia com areia fina e clarinha. O mar possui uma coloração que varia do verde a azul turquesa e é ideal para relaxar, pois é super calmo e possui pouquíssimas ondas.
Como chegar de barco na Ilha Campeche
Considerado o passeio mais disputado em Florianópolis, a Ilha do Campeche é um local de difícil acesso. Além de toda a limitação de acesso, a ilha só pode ser acessada por meio de um passeio de barco. Mas, o legal é que há três pontos diferentes pelos quais os barcos partem em direção a esse incrível destino, são eles: a praia da Armação, praia do Campeche ou Barra da Lagoa. A partir da Praia da Armação, o transporte é realizado em barcos utilizados para a pesca e quem realiza esse passeio é a Associação dos Pescadores. Todo o trajeto dura entre meia hora e quarenta minutos. Os barcos partem do trapiche e é ali mesmo que você faz o pagamento. O passeio a partir da praia do Campeche é feito através de botes infláveis e dura entre 10 e 15 minutos. Já na Barra da Lagoa, os passeios são feitos por embarcações fechadas e duram um pouco mais. Essa é a alternativa mais longa e dura cerca de 1h20. De dezembro a março, os passeios acontecem diariamente e várias vezes ao dia. Mas, caso você viaje fora de temporada, não deixe de procurar uma agência de turismo local.
O que fazer na Ilha do Campeche
Apesar da ilha ser pequena, ela está recheada de atrativos bem legais para você aproveitar as suas quatro horas. Não tem como visitar a ilha do Campeche e não se deliciar com a gastronomia, se aventurar pelas trilhas e conhecer lugares inspiradores. Por isso, separamos algumas dicas bem legais. Ao chegar na ilha, o barco ficará atracado na Praia da Enseada. E lá é o único local em que os turistas podem ficar! Lá tem a praia belíssima e dois restaurantes que servem o melhor da gastronomia local. Além disso, na praia você poderá fazer mergulho nas águas tranquilas, andar de stand up, caiaque e tomar banho de sol.
Mas, se você quiser explorar a ilha, a dica de ouro são as incríveis trilhas! Esse tipo de passeio é bem legal porque além de conhecer coisas fantásticas, há inúmeras opções como trilhas terrestres e aquáticas. E já te garantimos, todas são espetaculares e divertidas! Para conhecer essas trilhas, visitar sítios arqueológicos, costões e monumentos é preciso contratar um guia credenciado pelo IPHAN. Além disso, existe uma taxa para realizar as trilhas, essa taxa é destinada para a manutenção e conservação da ilha. Contudo, não se preocupe porque o valor é bem baratinho e ele pode variar de acordo com a opção de passeio. Sobre os trajetos, há várias opções, desde as mais fáceis às mais longas. A trilha mais longa só pode ser realizada com um agendamento antecipado e por visitantes com bom condicionamento físico e calçados apropriados (tênis). Outra opção que faz sucesso por lá é o passeio com mergulho. A trilha subaquática dura cerca de 1h30 e costuma ser mais cara que a opção anterior, contudo todos os equipamentos como máscara, snorkel e roupa de neoprene já estão inclusos no valor. Esse passeio é feito em grupos de quatro pessoas mais o monitor.
Dicas importantes na Ilha do Campeche
Por fim, separamos algumas informações bem legais e que são importantes caso você queira visitar este lugar fantástico do litoral catarinense. Sobre a ilha, como dissemos, apenas cerca de 800 pessoas entram por dia durante a temporada. E, a visitação depende da condição climática, ou seja, ela pode ser fechada por causa de chuvas e climas instáveis. Tudo isso é para preservar o frágil ecossistema da ilha que é uma das maiores riquezas da região. E, o que levar para a ilha? Leve protetor solar, repelente, traje de banho, toalha, canga e claro, câmera fotográfica. Outra dica importante é levar sacos plásticos para armazenar todos os resíduos e lixos, pois na ilha não há descarte para lixo. Portanto, não deixe de levar sacos plásticos para que o lixo seja descartado quando você chegar em Florianópolis. Também vale ressaltar que é proibido percorrer as trilhas ou a ilha sem o auxílio de guias credenciados, levar alimentos e bebidas alcoólicas. Também não é permitido fazer fogueiras, levar animais, conchas, plantas, subir nos costões nas extremidades da praia e nem acampar. Todas essas dicas são imprescindíveis para que você aproveite cada minuto desta ilha e para que o seu passeio seja inesquecível!
Está pensando em alugar um carro em Florianópolis? Veja essas dicas!
Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Florianópolis:
Dica 2: Incríveis comparadores de preços:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
Dica 3: Alugue nas melhores locadoras de Florianópolis
Como achar hotéis por preços imbatíveis em Florianópolis
Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Florianópolis e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.