Para curtir ao máximo sua viagem, descubra as melhores dicas de praias, passeios, pontos turísticos, restaurantes, bares e baladas que não podem ficar de fora do seu roteiro de 5 dias em Florianópolis. Também chamada de Ilha da Magia, Floripa é repleta de atrativos incríveis, mas cinco dias na ilha é um bom período de tempo para conseguir conhecer um pouco de cada cantinho. Mas, para isso é preciso se programar com antecedência e ter as melhores dicas à sua disposição para poder aproveitar muito e conhecer os principais pontos do balneário. Para te auxiliar a se organizar, montamos um fantástico roteiro de 5 dias em Florianópolis dedicando cada dia a uma região de Florianópolis, assim você poderá conhecer um pouco de cada cantinho e se apaixonar ainda mais por este destino fantástico.
1° Dia
Como dissemos no tópico anterior, nós montamos um incrível roteiro de 5 dias para você curtir suas férias em Floripa no melhor estilo. O nosso roteiro foi montado visando separar um dia por região, para que assim você possa conhecer um pedacinho de cada região dessa ilha fascinante. A nossa fica é que você leve em consideração a sua localização e comece o primeiro dia pela localidade em que você está hospedado. Dessa forma, você poderá guardar suas coisas com calma no hotel e descansar nas lindas praias das proximidades. Por isso, sinta-se à vontade para inverter a ordem dos dias, só não deixe de se organizar, pois assim você evitará imprevistos e perda de tempo escolhendo destinos.
O que fazer pela manhã
Nada como começar o primeiro dia curtindo as praias paradisíacas da ilha, não é mesmo? Por isso a nossa dica são as fascinantes praias do leste de Florianópolis. Lá você poderá curtir a manhã toda em lugares maravilhosos como a praia da Barra da Lagoa. Essa é uma dica bem legal porque além de ser uma praia lindíssima, lá você poderá ainda conhecer o canal da Barra, uma pequena prainha e se refrescar nas piscinas naturais. Além disso, se quiser aproveitar a manhã para passear pelas praias e não ficar apenas em uma, você poderá visitar a Praia Mole e a Praia da Galheta que estão nas proximidades da Barra da Lagoa. No caminho, se tiver disposição, aproveite para dar uma paradinha no Mirante Ponto de Vista, na Rod. Jorn. Manoel de Menezes, que oferece uma das vistas mais lindas do leste de Florianópolis.
O que fazer pela tarde
Depois de passar a manhã toda embaixo do sol catarinense, curtindo as praias, nada como almoçar em um dos restaurantes da orla para continuar aproveitando o ambiente praiano. Mas, se preferir, um dos melhores pontos gastronômicos dessa região é a Avenida das Rendeiras, que também é considerada uma das principais avenidas da Lagoa da Conceição. Lá há inúmeras opções de restaurantes incríveis! Sem contar que é um ótimo lugar para passear e descansar depois do almoço.
Mas, com tanta praia linda para conhecer, nada de perder tempo! Aproveite para descansar curtindo a tarde na Praia da Joaquina. O acesso à praia fica ao final da Av. das Rendeiras. Considerada uma das praias mais famosas de Floripa, a Joaca é muito procurada por surfistas por causa das fortes ondas. Outra coisa super legal que faz muitos turistas procurarem essa praia é que ela abriga inúmeros atrativos como um visual paradisíaco, e as incríveis Dunas da Joaquina, onde é possível se divertir praticando o sandboard. Se tiver pique, suba nas pedras e contemple um visual incrível da praia.
O que fazer pela noite
Reserve a sua noite para conhecer o centrinho e a orla da Lagoa. Esta é uma ótima localidade para passear, pois devido ao comércio abundante, a região fica cheia de turistas. Bem, esse movimento se dá por causa do comércio que é superabundante e conta com lojinhas de diversos setores, cafés, sorveterias, bares e restaurantes. Aproveite para fazer algumas comprinhas na feirinha de artesanato e curtir a noite em um dos bares ou casas noturnas da Barra da Lagoa como o The Black Swan, na Rua Manoel Severino de Oliveira, 592 e o Jonh Bull, na Av. das Rendeiras, 1046. Para quem gosta de curtir a noite em um barzinho, o Books & Beers, na rua Senador Ivo D’Aquino, 103, é superincrível e conta com pratos deliciosos!
2° Dia
O que fazer pela manhã
Agora que você já conhece um pouco da região leste da ilha, reserve o segundo dia para se apaixonar pelas lindas praias do norte de Florianópolis. Quando se fala nessa localidade, logo as famosas praias de Jurerê e Jurerê Internacional e todo o agito dos beach clubs já tomam conta da nossa imaginação. E, isso não é à toa, pois essa localidade faz jus a sua fama. Por isso, comece o dia conhecendo a tranquilidade e o ambiente familiar da Jurerê Tradicional e todo o agito dos beach clubs da Jurerê Internacional. Assim, você poderá escolher qual dos lados combinam mais com você para que possa curtir a manhã toda na praia. Se estiver pique e quiser continuar o seu passeio, continue caminhando até a Praia do Forte que fica do ladinho de Jurerê. Lá você encontrará uma maravilha do séc XVIII, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
O que fazer pela tarde
Depois de curtir o dia em Jurerê Internacional, se prepare para passar a tarde conhecendo toda a tradição e a rica gastronomia de Santo Antônio de Lisboa. O lugar histórico também abriga a famosa Rota Gastronômica do Sol Poente, onde estão os restaurantes mais fabulosos da localidade! A especialidade dos restaurantes são pratos à base de ostras e mariscos, como também de frutos do mar no geral. Outra coisa legal é que você poderá saborear pratos incríveis enquanto contempla a linda paisagem da praia. Depois do almoço você poderá passear pela praia ou pelo centrinho histórico de Santo Antônio de Lisboa para conhecer mais sobre as histórias locais. Nessa região há feiras de artesanato e lugares históricos como a Praça dos Artesanatos, Igreja de Nossa Senhora das Necessidades de 1754 e a Casa Açoriana de Artes e Tramóias. Também vale ressaltar que Santo Antônio de Lisboa possui um dos pores do sol mais lindos da ilha.
Ou então, você também pode usar esse tempinho para desfrutar de uma das lindas praias da região como Sambaqui, Daniela, Canasvieiras, Lagoinha, Praia Brava, Praia dos Ingleses ou Praia do Santinho. O legal é que você não perderá tempo e poderá conhecer mais uma praia do norte de Floripa. Para quem procura um ambiente mais bucólico, visite a praia da Daniela ou a Lagoinha. Agora se a sua praia é pegar algumas ondas, procure a Praia Brava ou a do Santinho. E, para quem gosta de agito e praias mais movimentadas, Canasvieiras e Ingleses são as mais indicadas. E, todas são lindíssimas e paradisíacas.
O que fazer pela noite
Para fechar o seu passeio com chave de ouro, jante em uma das fantásticas opções de Jurerê, Jurerê Internacional ou de Canasvieiras. Nessas localidades há inúmeros restaurantes e barzinhos que prometem ótimos drinks e uma deliciosa culinária. E, para quem gosta de aproveitar ao máximo, curta a noite em uma das melhores baladas de Florianópolis. Isso porque é impossível visitar a Ilha da Magia e não curtir, pelo menos uma noite, nas famosas festas dos beach clubs e baladas em Jurerê Internacional. Dentre as mais procuradas estão: Pachá, Café de La Musique, P12 e Posh. Certamente, é aqui que acontece o melhor da noite catarinense. Aproveite para tomar bons drinks, conhecer pessoas legais e dançar muito!
3° Dia
O que fazer pela manhã e pela tarde
Para o terceiro dia, nós temos uma dica superespecial! A dica de ouro é fazer um delicioso passeio de barco. Os passeios de barco, escunas e iates são bem requisitados pelos turistas. Afinal, com tanta beleza, não tem como deixar de explorar as ilhotas e lugares extraordinários que estão espelhados nas águas catarinenses. E, é por isso que superindicamos esse passeio! O passeio de barco mais completo dura cerca de 5 a 6 horas, dependendo do roteiro escolhido. Os trajetos mais procurados são: pelo centro e pela praia de Canasvieiras. O mais curto é a opção pela Canasveiras, que dura 5 horas e parte do trapiche da praia. Esse passeio inclui lugares fascinantes no roteiro como uma visita as praias como Canajurê, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela; à Ilha de Anhatomirim e a Baía dos Golfinhos. No percurso está incluso uma parada para almoço no fantástico restaurante O Porto, no Município Gov. Celso Ramos, e uma parada para banho em frente a Ilha do Francês.
Já a segunda opção fica por conta do passeio de barco pelo centro. Este passeio conta com um percurso de 6 horas que promete te levar para lugares extraordinários e pontos turísticos super famosos de Florianópolis. No roteiro estão inclusos locais como a Ponte Hercílio Luz, vista panorâmica da cidade, Baía dos Golfinhos e pelas ilhas Guarazes, Ratones Grande e Anhatomirim. No tour também estão inclusos parada para banho de mar e almoço no Município de Governador. Celso Ramos. Ou seja, este é um passeio super completo e imperdível. Por isso, se programe direito, entre em contato com a agência de turismo com antecedência e se divirta!
O que fazer pela noite
Termine a tarde contemplando o pôr do sol em uma das lindíssimas praias de Florianópolis. Uma dica é escolher uma praia próxima ao seu hotel, pois assim você poderá retornar tranquilamente para tomar um banho e se preparar para jantar em um lugar especial. Como podemos perceber, Floripa está repleto de opções gastronômicas que são fantásticas, por isso você não terá dificuldades para escolher um restaurante bacana para jantar como o sofisticado Dolce Vita Restaurante, na R. Laurindo Januário da Silveira, 1233, ou então, em degustando o melhor da comida de boteco catarinense no Boteco Zé Mané que fica na rua Des. Pedro Silva, 2360 – Coqueiros.
4° Dia
O que fazer pela manhã
Já que você já conheceu o norte e o leste da Ilha, se prepare para conhecer alguns lugares do sul de Floripa. E, para nós, o lugar mais imperdível e fascinante é a magnífica Ilha do Campeche. O paraíso é repleto de belezas naturais que são de tirar o fôlego e contam com trilhas e uma natureza intocável. Não é à toa que este é um dos passeios mais disputados pelos turistas e que não pode ficar de fora da sua viagem. Para chegar até lá é preciso ir de barco. E, os barcos partem da Praia do Campeche ou da Praia da Armação, mas não se preocupe, o trajeto é super curto e vale a pena! Comece o passeio visitando uma dessas praias, Praia da Armação ou a do Campeche, lá você poderá agendar o seu passeio e curtir a praia até dar a hora marcada. No geral, todo o passeio dura cerca de 4 horas, tempo ideal para conseguir contemplar e desfrutar dessa linda ilhota.
O que fazer pela tarde
Se não der tempo de almoçar na Ilha do Campeche, você poderá visitar a Rota Gastronômica do Ribeirão da Ilha, onde estão os fantásticos restaurantes com culinária à base de ostras e mariscos. Dentre as opções mais famosas e tradicionais estão o Ostradamus, na Rodovia Baldicero Filomeno, e o Porta do Contrato, nas margens da belíssima praia. Além desses, a região está repleta de alternativas incríveis. Aproveite a sua passagem pelo almoço e conheça a tradicional região de Ribeirão da Ilha. Lá você poderá conhecer as feiras de artesanato e lugares históricos. Bem como também poderá passar o resto do dia curtindo as maravilhosas praias. Nas proximidades você encontrará praias como Morro das Pedras, Lagoinha do Leste, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul e Solidão.
O que fazer pela noite
À noite você poderá jantar e passear nas orlas da praia, ver o movimento e aproveitar o clima. Para quem gosta de curtir a noite em um bom barzinho, uma ótima alternativa é o bar do Arante, na rua Abelardo Otacílio Gomes, 254. Este tradicional bar de frutos do mar fica no Pântano do Sul, a poucos quilômetros da praia da Armação e do Campeche e é um ícone da ilha. Outra opção é o General Lee, um barzinho inspirado nos botecos do interior sulista dos EUA, que traz rock, rock clássico e blues para animar as noites catarinenses. O General Lee fica na rua Cônego Bernardo, 101, Trindade. Já para os que gostam de fechar a noite com muito agito, uma ótima dica é curtir um bom sertanejo na Fields, ou então, curtir uma noite mais cool ao som de música independente na Casa de Noca, na Lagoa da Conceição.
5° Dia
O que fazer pela manhã
Para se despedir da Ilha de um jeito bem especial e sem deixar passar nenhum dos lugares lindíssimos, separe o dia para visitar o centro de Florianópolis. Se você não gosta muito de visitar museus e a sua pegada for mesmo curtir a praia, esta é uma ótima dica de organização porque assim você poderá visitar a maioria dos lugares históricos e turísticos sem perder muito tempo. Além disso, a região central de Floripa não é tão grande, por isso ela pode ser visitada rapidinho. Repleta de atrativos super legais para você conhecer, lá você poderá passear na orla da Beira-Mar Norte, principal avenida do centro e contemplar uma vista lindíssima da praia. Esta é uma ótima área para passear porque ela oferece muitas opções de lazer e entretenimento como pista de caminhada, parquinho para as crianças, feirinhas e muito mais.
Bem próximo dali também está o Mirante do Morro da Cruz, que é ideal para pessoas que gostam de contemplar vistas panorâmicas. A vista lá de cima é de tirar o fôlego! E, não vá embora sem passar pela Ponte Hercílio Luz e ver outros pontos turísticos que fazem sucesso como o Forte Sant’ana do Estreito, que oferece uma vista incrível da Ponte Hercílio Luz; Catedral Metropolitana de Florianópolis, Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas, Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro e a Figueira Centenária e todas as ruas charmosas do centro.
O que fazer pela tarde
Quando a fome começar a aparecer, corra para o Mercado Público de Florianópolis. Este fabuloso local, além de ser uma construção histórica e turística super famosa, ele também abriga incríveis restaurantes. Dentre os mais famosos está o Box 32, que serve incríveis pratos feitos com frutos do mar como os famosos pastéis de camarões. Visitar este tradicional restaurante já se tornou parada obrigatória de todos os turistas. E, é claro que você não poderá ir embora sem degustar as iguarias super saborosas. Depois de se deliciar, aproveite para passear pelo mercado e conhecer as lojas de diversos setores, peixarias, lojas de artesanato e muito, muito mais. Ao final do dia, corra para o trapiche da Beira Mar e contemple o pôr do sol, temos certeza que irá amar!
O que fazer pela noite
Por fim, não deixe de jantar em uma das incríveis opções do centro. A região central está repleta de opções bem legais de restaurantes, bares, pizzarias e tudo mais que você estiver com vontade. Uma ótima dica é a Rota Gastronômica de Coqueiros, onde estão os melhores restaurantes, bares, bistrôs e botecos de Florianópolis. A orla fica a cerca de 3 km do centro de Florianópolis e oferece agito para a noite toda. Outro lugar bem legal que reúne muitas alternativas de restaurantes, bares e baladas é na Beira Mar Norte. E, por fim, não vá embora sem contemplar a Ponte Hercílio Luz à noite toda iluminada. Este é um dos pontos mais deslumbrantes da ilha e não tem como se despedir de maneira melhor!
Está pensando em alugar um carro em Florianópolis? Veja essas dicas!
Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Florianópolis:
Dica 2: Incríveis comparadores de preços:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
Dica 3: Alugue nas melhores locadoras de Florianópolis
Como achar hotéis por preços imbatíveis em Florianópolis
Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Florianópolis e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.