Vai passar quatro dias em Florianópolis? Então, veja este incrível roteiro de 4 dias em Florianópolis e descubra as principais dicas de praias, passeios, restaurantes, bares e lugares fascinantes que não podem ficar de fora de sua viagem. De fato, a Ilha da Magia está repleta de lugares fantásticos para ser visitados e tentar conhecer tudo em quatro dias é uma tarefa impossível. Contudo, se você se programar, poderá curtir os principais lugares da ilha e ainda viver momentos inesquecíveis! Por isso, nós preparamos um roteiro fantástico para que você possa ir para Floripa com tudo pronto para relaxar e aproveitar as férias.
1° Dia
Nossa primeira dica ficará por conta da região leste da Ilha, mas nossa sugestão é que você comece o seu roteiro de 4 dias em Florianópolis conhecendo a localidade próxima a sua hospedagem. Assim, você poderá guardar suas coisas com calma no hotel e descansar nas lindas praias da região. Por isso, sinta-se à vontade para inverter a ordem dos dias, só não deixe de se organizar. Essa dica é fundamental porque assim você evitará imprevistos e perda de tempo escolhendo destinos.
O que fazer pela manhã
Começando pelo Leste da Ilha de Florianópolis, essa belíssima região reúne entretenimento, lazer, lindas praias, trilhas, restaurantes e muitas outras coisas legais para conhecer e se divertir. Por isso, comece o dia bem cedo e vá conhecer a Barra da Lagoa. A linda praia conta também com o canal da Barra, uma pequena prainha e piscinas naturais que, além de serem lindíssimas, são ideais para relaxar e curtir o dia ensolarado. O legal é que nas proximidades da Barra da Lagoa há diversas praias maravilhosas que podem ser visitadas, como a Praia Mole e a Praia da Galheta. Se tiver disposição de ir até lá, aproveite para dar uma paradinha no Mirante Ponto de Vista, na Rod. Jorn. Manoel de Menezes, que oferece uma das vistas mais lindíssimas.
O que fazer pela tarde
Depois de curtir a praia, mergulhar e tomar aquele banho de sol, nada como experimentar o melhor da gastronomia local. Por isso, um dos melhores locais para isso é a Avenida das Rendeiras, uma das principais avenidas da Lagoa da Conceição. Lá há inúmeras opções de restaurantes incríveis! Sem contar que é um ótimo lugar para passear e descansar depois do almoço. Mas, o melhor lugar mesmo para dar aquela descansada depois do almoço é na praia, claro! Por isso, pegue a Avenida das Rendeiras até o final e siga em direção à Praia da Joaquina, uma das mais famosas por lá. Reduto dos surfistas, essa linda praia é perfeita para aproveitar o dia, tomar sol e se divertir descendo pelas Dunas da Joaquina de sandboard. Se tiver pique, suba nas pedras e contemple um visual incrível da praia.
O que fazer pela noite
À noite você poderá passear no centrinho e na orla da Lagoa. Uma das grandes vantagens dessa região é que o comércio é superabundante e conta com lojinhas de diversos setores, cafés e sorveterias. Esse lugar também é ideal para a prática de esportes como caminhar e andar de bicicleta. E, o legal é que quando a noite cai o centrinho fica bem movimentado por causa da feirinha de artesanato, restaurantes, bares e casas noturnas. Lá há muitas opções legais como o The Black Swan, na Rua Manoel Severino de Oliveira, 592 e o Jonh Bull, na Av. das Rendeiras, 1046.
2° Dia
O que fazer pela manhã
Depois de conhecer o leste da ilha, se prepare para conhecer os encantos da região norte. Esta é uma região bem diversificada que oferece sofisticação, belezas naturais e uma infraestrutura fascinante. Comece o dia conhecendo a Praia de Jurerê e Jurerê Internacional que dividem a mesma areia. De um lado está a tranquilidade e um ambiente familiar, e do outro há muito agito dos beach clubs. Aproveite o seu passeio por lá e continue caminhando até a Praia do Forte que fica do ladinho de Jurerê. Lá você encontrará uma maravilha do séc XVIII, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
O que fazer pela tarde
Depois de conhecer Jurerê, um ótimo lugar para conhecer é Santo Antônio de Lisboa. A charmosa região histórica preserva muitas tradições dos açorianos. Além disso, é lá que está a famosa Rota Gastronômica do Sol Poente, ou seja, opções de restaurantes fabulosos é o que não irão faltar! Aproveite para deliciar pratos de frutos do mar saborosíssimos, principalmente de ostras e mariscos, enquanto contempla uma linda paisagem da praia. Depois do almoço, caminhe pela praia e pelo centrinho histórico de Santo Antônio de Lisboa para conhecer mais sobre as histórias locais. Lá há muitos lugares fascinantes como a Praça dos Artesanatos, Igreja de Nossa Senhora das Necessidades de 1754 e a Casa Açoriana de Artes e Tramóias. Aproveite para ver o pôr do sol, pois essa localidade oferece a vista mais fantástica desse incrível fenômeno natural.
Outra dica bem legal para se fazer à tarde é visitar algumas praias da localidade como Sambaqui, Daniela, Canasvieiras, Lagoinha, Brava, Ingleses ou a do Santinho. Sua escolha vai de acordo com o seu gosto, pois há opções para todos! Se você procura um ambiente mais bucólico, visite a praia da Daniela ou a Lagoinha. Já para os surfistas a Praia Brava e a do Santinho são ideais. E, para quem gosta de agito e praias mais movimentadas, Canasvieiras e Ingleses são as mais indicadas. Uma coisa legal é que independente de qual você escolher, nós te garantimos, será inesquecível!
O que fazer pela noite
Para fechar o seu passeio com chave de ouro, nada como jantar em uma das fantásticas opções de Jurerê, Jurerê Internacional e Canasvieiras. Nessas regiões você encontrará muitas opções de restaurantes e barzinhos. E, se estiverem animados, curtam a noite em uma das localidades mais badaladas de Floripa. As festas nos beach clubs e baladas em Jurerê Internacional, como a Pachá, Café de La Musique, P12 e Posh, agitam as noites catarinenses e atraem inúmeros turistas. Certamente, é aqui que acontece o melhor da badalação catarinense. Aproveite para tomar bons drinks, conhecer pessoas legais e dançar muito!
3° Dia
O que fazer pela manhã
Já no terceiro dia será a vez da região sul de Florianópolis. Essa localidade conta com praias mais paradisíacas com vegetação abundante e um ambiente mais rústico, mas com várias opções de o que fazer. Para este dia nós recomendamos o incrível passeio para a Ilha do Campeche, um dos lugares mais fascinantes de Santa Catarina. Para chegar até essa ilha magnífica é preciso ir de barco. E, os barcos partem da Praia do Campeche ou da Praia da Armação. Por isso, nossa dica é começar o passeio visitando uma dessas praias. Tanto a Praia da Armação como a do Campeche são maravilhosas. Vá em uma delas, agende o seu passeio e curta a praia até a hora de ir à ilha. O passeio dura cerca de 4 horas, tempo ideal para desfrutar deste refúgio e se apaixonar pela natureza intocável da ilha. Além da belíssima praia, lá você poderá fazer trilhas, mergulhos e experimentar as deliciosas iguarias no restaurante local.
O que fazer pela tarde
Se não der tempo de almoçar na Ilha do Campeche, não se preocupe, pois temos uma dica super especial para você continuar curtindo essa região maravilhosa! A nossa indicação é a fantástica Rota Gastronômica do Ribeirão da Ilha, onde estão os melhores restaurantes com culinária à base de ostras e mariscos. O restaurante mais famoso da região é o Ostradamus, na Rodovia Baldicero Filomeno, mas você encontrará muitas outras opções fabulosas de restaurantes como o Porta do Contrato, nas margens da belíssima praia.
Após o almoço você poderá passear pela tradicional região de Ribeirão da Ilha e visitar feiras de artesanato e lugares históricos. Bem como também poderá passar o resto do dia curtindo as maravilhosas praias. Nas proximidades você encontrará praias como Armação, Matadeiro, Pântano do Sul e Solidão.
O que fazer pela noite
À noite, para jantar, uma ótima alternativa é o bar do Arante, na rua Abelardo Otacílio Gomes, 254. Este tradicional bar de frutos do mar fica no Pântano do Sul, a poucos quilômetros da praia da Armação e do Campeche. Um ícone da ilha, é praticamente impossível visitar Floripa e não se experimentar os maravilhosos pratos. Com diversos bilhetinhos espalhados no estabelecimento inteiro, este é um lugar único que vale a pena conhecer. Para os que gostam de fechar a noite com muito agito, uma ótima dica é curtir um bom sertanejo na Fields, ou então, curtir uma noite mais cool ao som de música independente na Casa de Noca, na Lagoa da Conceição.
4° Dia
O que fazer pela manhã
Chegou o último dia? Se despedir da Ilha nunca será uma tarefa fácil. As belezas naturais, o clima e as boas vibrações de Florianópolis fazem com que todos queiram ficar por lá. Mas, como tudo que é bom tem que acabar, nada como fechar a sua viagem com chave de ouro visitando os lugares fabulosos do centro de Florianópolis. Essa região é pequena, histórica e recheada de atrativos super legais para você ver e conhecer. Lá você poderá passear na orla da Beira-Mar Norte, principal avenida do centro e contemplar uma vista lindíssima da praia. Esta é uma ótima área para passear porque ela oferece muitas opções de lazer e entretenimento como pista de caminhada, parquinho para as crianças, feirinhas e muito mais.
Bem próximo dali também está o Mirante do Morro da Cruz, que é ideal para pessoas que gostam de contemplar vistas panorâmicas. A vista lá de cima é de tirar o fôlego! Passe pela Ponte Hercílio Luz e por outros pontos turísticos que fazem sucesso por lá como o Forte Sant’ana do Estreito, que oferece uma vista incrível da Ponte Hercílio Luz; Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas, Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro e a Figueira Centenária e todas as ruas charmosas do centro.
O que fazer pela tarde
Separe a parte da tarde para visitar o incrível Mercado Público de Florianópolis. Deixar para visitá-lo próximo ao horário do almoço é a dica de ouro porque lá há restaurantes e bares fantásticos, como o famoso Box 32. O tradicional restaurante serve pratos fantásticos, dentre os mais pedidos estão os lanches e os pastéis de camarões. Depois de se deliciar com os pratos à base de frutos do mar, aproveite para passear pelo mercado. Lá você encontrará lojas de diversos setores, peixarias, lojas de artesanato e muito, muito mais. Sem contar que a arquitetura é fascinante.
Depois de visitar o Mercado Público, continue o tour pelo centro. Nas proximidades do mercado você encontrará o Largo da Alfândega, onde acontecem diversas feiras e festivais, e a maravilhosa Catedral Metropolitana de Florianópolis. Aproveite e contemple o pôr do sol no trapiche da Beira Mar, temos certeza que irá amar!
O que fazer pela noite
Para fechar o passeio com chave de ouro, não deixe de jantar em uma das incríveis opções do centro. Lá você encontrará opções fascinantes como na Rota Gastronômica de Coqueiros, onde dizem que estão os melhores restaurantes, bares, bistrôs e botecos de Florianópolis. A orla fica a cerca de 3 km do centro de Florianópolis e oferece agito para a noite toda. Outro lugar bem legal que reúne muitas alternativas de restaurantes, bares e baladas é na Beira Mar Norte. Aproveite a noite e não vá embora sem contemplar a Ponte Hercílio Luz à noite e toda iluminada. Considerada um dos cartões postais mais famosos da ilha, é impossível ir embora sem ir lá admirá-la e claro, sem tirar algumas fotinhos.
Está pensando em alugar um carro em Florianópolis? Veja essas dicas!
Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Florianópolis:
Dica 2: Incríveis comparadores de preços:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
Dica 3: Alugue nas melhores locadoras de Florianópolis
Como achar hotéis por preços imbatíveis em Florianópolis
Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Florianópolis e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.