Procura um lugar repleto de história e curiosidades? Então, não deixe de conhecer o Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis, a mansão que sedia o Museu Histórico de Santa Catarina. Para isso, veja principais dicas e informações sobre este que é um dos principais pontos turísticos da Ilha da Magia. Localizado na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Floripa, esta foi uma das primeiras construções realizadas para o poder púbico e abriga muitas histórias fascinantes. Por isso, se você não pode deixar este incrível local de fora do seu roteiro. Lá você encontrará cultura, arte e muitas tradições.
Conhecido como “Palácio Rosado”, por sua magnífica construção cor-de-rosa, o Museu Histórico de Santa Catarina fica sediado no famoso Palácio Cruz e Sousa. Este é um daqueles lugares imperdíveis para quem gosta de conhecer mais sobre a história local de seus destinos. Isso porque é nesse incrível palácio que se encontra o museu que traz à tona diversos momentos históricos de Florianópolis. Além de seu acervo atrair muitos turistas, a sua linda fachada também não passa despercebida. O palácio, tombado pelo patrimônio histórico estadual, é um exemplo da arquitetura do final do século 19 e traz uma mistura de vários estilos que vão desde o barroco ao neoclássico. É impossível não se encantar por este local repleto de cultura, arte e beleza.
O que ver e fazer no Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis
É impossível passar pela Praça XV de Novembro e não reparar em toda a beleza arquitetônica do Palácio. Contudo, o mais legal é que o seu interior é tão encantador quanto por fora. O riquíssimo acervo do museu é composto por diversos móveis e objetos de época. Dentre os grandes destaques estão alguns móveis ao estilo de D. João V, violino, piano, a primeira lâmpada elétrica residencial do estado catarinense e até uma cópia do quadro da Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles. Todas essas peças retratam a rotina das pessoas que viveram no palácio e também os costumes da época.
Ao subir as belíssimas escadarias em mármore, os turistas poderão conhecer mais cômodos deste incrível palácio. E, irão se deparar com a antiguidade clássica no teto, estátuas em bronze, escadas, vitrais de art nouveau, decoração e pinturas. No salão nobre há até armas do estado. O único requisito para conhecer o segundo andar deste local tão lindo é calçar uma pantufa para a preservação do assoalho antigo. Outra coisa super legal é que o museu também abriga o centenário Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, na sala Martinho de Haro. Lá acontecem diversas exposições artísticas que vale a pena conferir. Aproveite também e passeie pelos jardins onde está o mausoléu de Cruz e Sousa.
E, para fechar o seu passeio com chave de ouro, não deixe de conhecer os pontos turísticos que estão nas proximidades do palácio. Como ele está situado bem no coração de Floripa, lá há muitos lugares históricos e turísticos que vale a pena conhecer. Dentre eles estão a Praça XV de Novembro com a figueira centenária, Largo da Catedral, Mercado Público, Casa da Alfândega, entre outros.
Breve História
A história do palácio é marcada por conflitos e disputas por sua posse. A construção se deu em meados do século XVIII, na mesma época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina. A iniciativa do Brigadeiro José da Silva Paes, primeiro governador e oficial do Real Corpo de Engenharia do exército luso, era construir um palácio para ser a sede da Casa do Governo. Construído junto à praça da Vila de Desterro, o palácio recebeu muitas visitas de viajantes como Abade Dom Pernetty e os imperadores Pedro II e Tereza Cristina. E, também foi morada de grandes nomes da história brasileira como Afonso D’Escragnolle Taunay, filho do então Presidente da Província, Alfredo D’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay. Ao longo dos anos o palácio passou por várias modificações e restaurações. E, as características arquitetônicas que podem ser admiradas hoje em dia foram preservadas da época do Governo Hercílio Luz (1894-1898).
Posteriormente, nas obras de manutenção, foram realizados inúmeros acréscimos e modificações internas, principalmente em 1977. Ao fim das obras, em 1979, a magnífica construção recebeu o nome de Palácio Cruz e Sousa, em homenagem ao grande poeta catarinense que se tornou uma referência do simbolismo. Em 1984 o prédio foi tombado como patrimônio histórico do Estado e, em 1986, passou a abrigar o Museu Histórico de Santa Catarina. O mais legal é que ao visitar o museu você irá descobrir esses e outros fatos interessantes como a disputa a tiros, em 1893, pela posse do Palácio entre tropas federalistas e republicanas. Outro marco bem interessante foi o protesto Novembrada, realizado por estudantes, em 1979, contra a ditadura. A primeira grande manifestação pública popular aconteceu em frente ao Palácio e gerou um grande confronto.
Informações sobre a visita:
Horários: Terça à Sexta das 10h às 18h / Sábado e Domingo das 10h às 16h.
Ingressos: inteira R$ 5,00 e aos domingos a entrada é gratuita.
Localização: Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
Está pensando em alugar um carro em Florianópolis? Veja essas dicas!
Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Florianópolis:
Dica 2: Incríveis comparadores de preços:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
Dica 3: Alugue nas melhores locadoras de Florianópolis
Como achar hotéis por preços imbatíveis em Florianópolis
Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Florianópolis e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.
Veja outras matérias de Florianópolis: