Saiba tudo sobre a marca registrada da capital paranaense, o Jardim Botânico em Curitiba. Nesse post, iremos apresentar o local que foi inaugurado em 1991, informar tudo que for importante e te situar por meio de mapas da região. Venha com a gente e tenha a melhor experiência possível.
O cartão postal de Curitiba
O Jardim Botânico é o principal dentre os pontos turísticos em Curitiba, milhares de pessoas vão até a capital paranaense somente para conhecê-lo. Ele possui um belíssimo parque e uma estufa de vidro (famosíssima nas fotos) inspirada no Palácio de Cristal de Londres. O local tem 178.000 m² de área preservada e dois jardins lindos. O primeiro é o Jardim Francês, tem esse nome porque rolou uma inspiração, tanto que lembramos muito de Versailles. O segundo é o Jardim das Sensações, que proporciona uma experiência sensorial (texturas, formas e aromas) com as plantas de lá. Além disso, conta com o Museu Botânico/Herbário, Salão de Exposições e Auditório. Esses espaços são voltados para trabalhos que promovam, de alguma forma, a valorização ambiental. Você vai se surpreender!
Informações importantes sobre o Jardim Botânico
Antes de ser um local de lazer, o Jardim Botânico em Curitiba é um centro de pesquisa de flora, pois trata-se de uma unidade de conservação. Isso explica algumas das proibições e restrições. Lá, não é permitido: a presença de animais, bicicleta, skate, brincadeiras com bola, coisas tão comuns em outros parques da cidade. O Jardim Botânico conta com uma lanchonete, mas vale a pena levar lanchinhos para um delicioso piquenique (isso pode!), já que o parque é cheio de locais especiais para isso. A entrada é gratuita, portanto, você não tem desculpas para não conhecer esse lugar maravilhoso. O Jardim está aberto ao público todos os dias da semana e seu horário varia de acordo com a estação: no verão, das 6h às 20h; e no inverno, das 6h às 19h30.
Localização e como chegar
Muita gente não sabe, mas Jardim Botânico é o nome de um bairro de Curitiba. Esse bairro abriga a famosa Universidade Federal do Paraná (UFPR), portanto podemos dizer que é um bairro bem universitário. Ah, importante falar que se alguém falar de ”Vila Capanema”, significa bairro Jardim Botânico. O acesso para o Jardim Botânico, agora falo sobre o ponto turístico que tratamos nessa matéria, pode ser feito pelas seguintes ruas: Travessa Tobias de Macedo; Travessa Alfredo Bufren; Rua Amintas de Barros; Rua Tibagi; Avenida Presidente Affonso Camargo; ou Rua Engenheiro Ostoja Roguski. Observe o mapa da região:
Agora veja o mapa do interior do Jardim Botânico em Curitiba:
- Estufa
- Pavilhão de Exposições
- Fonte
- Canteiros
- Velódromo municipal
- Canchas esportivas
- Administração velódromo
- Cancha de futebol
- Bistrô / loja
- Bicicletário
- Acesso principal
- Estacionamento
- Portal
- Lago (plantas aquáticas)
- Sanitários
- Lago
- Museu Botânico Municipal
- Administração do museu
- Ponte
- Manutenção
- Equipamentos de ginástica
- Bosque
- Trilhas
- Pista de caminhada
Como achar hotéis por preços imbatíveis em Curitiba
Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Curitiba e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.
Está pensando em alugar um carro em Curitiba? Veja essas dicas!
Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Curitiba:
Dica 2: Incríveis comparadores de preços:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.