Para que a sua viagem a Floripa seja inesquecível, veja as melhores dicas de praias, passeios, pontos turísticos, restaurantes, bares e baladas que não podem ficar de fora do seu roteiro de 3 dias em Florianópolis. A paradisíaca ilha é repleta de atrativos incríveis e, certamente, três dias é um período bem curto para poder conhecer tudo. Contudo, se você se programar com antecedência e tiver as melhores dicas à sua disposição, temos certeza que poderá aproveitar muito e conhecer os principais pontos do balneário. Nós montamos um roteiro de 3 dias em Florianópolis dedicando cada dia a uma região de Florianópolis, assim você poderá conhecer um pouco de cada cantinho e se apaixonar ainda mais por este destino fantástico.
1° Dia
O que fazer pela manhã
Começaremos o nosso primeiro dia na região leste da ilha, localidade que abriga inúmeros atrativos incríveis. Lá você poderá começar o dia curtindo a Praia da Joaquina, a praia possui ondas mais fortes e as incríveis dunas que são ideais para se divertir com a família a manhã toda! Outro ponto legal desta praia é que como ela é super visitada e famosa, a estrutura é muito boa! Lá há aluguel de cadeiras e guarda-sóis, restaurantes nas proximidades e aluguel de equipamentos para brincar nas dunas também. Lá você não terá que se preocupar com nada, apenas terá que se divertir, por isso, não deixe esse incrível passeio de fora do seu roteiro de 3 dias em Florianópolis.
O que fazer a tarde
Depois de aproveitar a manhã ensolarada curtindo a Praia da Joaquina e as incríveis dunas, aproveite que está na região leste e dê uma passeada no centrinho da Lagoa da Conceição. Este é um ponto da ilha que já se tornou um dos principais pontos turísticos e já está nos principais roteiros de o que fazer em Florianópolis. E, é por isso que depois de curtir a manhã toda na praia, a dica é a Lagoa da Conceição. No Centrinho da Lagoa concentra-se inúmeros bares e restaurantes super legais, principalmente, ao longo da Av. das Rendeiras, uma das principais de Florianópolis. Por isso, aproveite a almoce em um dos restaurantes por lá, como dissemos as alternativas são diversas como: O Barba Negra, na Av. das Rendeiras 1628, que é um dos melhores restaurantes de frutos do mar.
Já a Ilha Formosa Pastelaria e Petiscaria e Restaurante, na Av. das Rendeiras 1956, possui a melhor sequência de camarão. O centro da Lagoa da Conceição é um local com múltiplas atividades, ideal para caminhadas, piqueniques, passeio de pedalinho, escunas e caiaques também fazem parte do cenário. Então, depois de experimentar o melhor da gastronomia local, dê uma volta na praia da Lagoa da Conceição para contemplar a linda paisagem e conhecer mais a região.
O que fazer pela noite
Aproveite que está na praia e contemple o pôr do sol. Um dos melhores pontos para isso na Lagoa da Conceição é a praia da Barra da Lagoa, que é linda e possui uma atmosfera incrível! Ou então, feche o seu dia com chave de ouro no centro de Florianópolis. Essa linda região é perfeita para curtir a noite ou o final da tarde. Você poderá contemplar o pôr-do-sol na praia do centro e ainda fazer uma agradável caminhada pela orla. E, como o centro é repleto de pontos turísticos, outra dica bem legal é passear por algum desses pontos. Por lá você poderá visitar o Mercado Público, onde há ótimas opções de lojas, restaurantes e bares; o Palácio Cruz e Sousa. que abriga um museu super legal e interessante.
E ainda conhecer incríveis restaurantes, sejam eles à beira mar ou não. Uma indicação incrível é o Box 32, um dos bares mais famosos da ilha e que fica situado no Mercado Público de Florianópolis. Lá você encontrará deliciosos petiscos, pastéis, pratos com carne, frutos do mar e até cerveja artesanal da casa. Depois de aproveitar a noite experimentando essas comidinhas que dão água na boca, vá até a praça para contemplar a linda vista da Ponte Hercílio Luz. Esta é um dos maiores símbolos da ilha e, certamente, valerá super a pena dar uma passadinha na praça para tirar algumas fotos.
2°Dia
O que fazer pela manhã
Para o segundo dia do seu roteiro de 3 dias em Florianópolis separamos alguns passeios super diferentes e incríveis. As lindas praias do Sul da Ilha, que no geral são menos movimentadas e menos urbanas também. Lá as praias são verdadeiros paraísos com natureza exuberante, muita história e tradição. Comece o seu dia aproveitando alguma das praias, você pode conhecer a Praia do Campeche, que é uma das preferidas dos surfistas como também a Praia da Armação, onde ficam inúmeros barcos atracados e assim, oferece uma paisagem incrível. O legal dessas praias é que delas partem os barcos para conhecer a maravilhosa Ilha do Campeche.
Este, certamente, é um dos passeios mais disputados pelos turistas e um dos mais extraordinários, então não deixe-o de fora do seu roteiro de 3 dias. Para ir até a ilha é preciso se programar com antecedência, pois só podem entrar 400 turistas por dia na ilha. O passeio dura 4h e além de conhecer a praia, mergulhar e fazer trilhas, lá você também pode optar em almoçar e experimentar a gastronomia da ilha que é deliciosa. Se você não conseguir ir até a Ilha do Campeche, não fique triste, pois Florianópolis oferece muitos passeios paradisíacos. E, um deles é a belíssima Lagoinha do Leste, a praia que só pode ser acessada por meio de trilhas pela mata ou por barco. Outra opção é a Praia dos Naufragados, a trilha é mais rápida e mais fácil. E a praia além de linda, também abriga um farol.
O que fazer pela tarde
Para aproveitar a sua tarde de um jeitinho superespecial, você poderá almoçar na Ilha do Campeche, ou então no Ribeirão da Ilha. Essa localidade de Florianópolis, também já se tornou ponto turístico e é super procurada pelos turistas. Lá além de muita tradição, e história, a gastronomia local rouba a cena. Por conta de ser uma localidade em que a pesca é muito forte, a maioria dos restaurantes são especializados em frutos do mar, principalmente em ostras, camarões e mariscos. Te garantimos que as alternativas são de dar água na boca!
E, o melhor é que há restaurantes mais luxuosos e outros mais caseiros, com ambiente mais familiar e os preços mais baixos. Dentre as opções mais cobiçadas está o tradicionalíssimo Porto do Contrato, localizado na Rod. Baldicero Filomeno, 5544. Este foi um dos primeiros restaurantes do Ribeirão da ilha, e no menu há opções de ostras, bolinhos, porções de camarão, lula e isca de peixe. No local também servem pratos principais que servem até 2 pessoas. Outro restaurante que faz qualquer turista se apaixonar é o Ostradamus, na Rod. Baldicero Filomeno, 7640. Com um ambiente aconchegante, lá você encontrará os melhores pratos feitos com ostras. Aos finais de semana, a casa costuma ficar mais movimentada, por isso chegue cedo. As mesas no trapiche são as melhores, pois ao almoçar você também poderá contemplar uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Depois de almoçar, não deixe de fazer um passeio a pé pela região, assim você poderá conhecer cada cantinho histórico e incrível como a Freguesia do Ribeirão da Ilha. Este, certamente, é um dos lugares mais encantadores por lá! Lá você poderá conhecer mais sobre a história local, conhecer a colheita da ostra na pedra, a confecção de canoas artesanais. e muito mais. Além disso, você poderá avistar no mar fazendas de ostras, são cerca de 60 criadores que são incríveis. Lá você também poderá conhecer a Igreja Nossa Senhora da Lapa, inaugurada por Dom Pedro II; a pracinha Hermínio Silva; lojinhas de artesanatos ou o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha.
O que fazer pela noite
Para fechar a noite com chave de ouro escolha restaurantes e barzinhos localizados à beira-mar, como na Beira Mar norte ou no trapiche em Ribeirão da Ilha e na Lagoa da Conceição. Outras praias também abrigam restaurantes à beira mar, e estes são os mais indicados porque assim você poderá curtir a brisa, avistar os barcos e o mar enquanto experimenta deliciosos pratos. O Bar do Arante, por exemplo, fica na rua Abelardo Otacílio Gomes, 254 no Pântano do Sul. O local é super famoso e fica localizado na beira da praia. Lá você poderá optar pelo buffet livre de frutos do mar ou pelos pratos à la carte. Independe de sua escolha, te garantimos, todos os pratos são deliciosos.
O Bar do Boni faz sucesso na Lagoa da Conceição. Ele fica situado ao final da Avenida das Rendeiras, número 2232 e possui um local privilegiado, bem à beira da lagoa. O bar é perfeito para assistir a jogos, comer deliciosos petiscos e beber boas bebidas. E, a última alternativa fica por conta do Villa do Porto, na rua Quinze de Novembro, 123. O restaurante fica no centrinho de Santo Antonio de Lisboa e o melhor, de frente para a praia. Os pratos servem o melhor dos frutos do mar e alguns pratos com risoto, salada e carnes. Mas, se quiser sentar nas mesas à beira mar, chegue cedo, pois o local costuma ser bem movimentado. Se estiver animado para curtir a noite mais um dia, aproveite uma das incríveis baladas de Florianópolis. Dentre as mais procuradas estão a Pachá, P12 e o Café de La Musique, todas em Jurerê Internacional. Essas casas promovem festas com DJs e shows incríveis de diversos ritmos, por isso, vale a pena conferir a programação com antecedência.
3 Dia
O que fazer pela manhã
O nosso último dia no roteiro de 3 dias em Florianópolis será dedicado à região norte da Ilha. Mas, como dissemos no primeiro tópico, é legal você separar este dia para curtir a região mais próxima de seu hotel, por isso, se sinta à vontade para inverter os dias do roteiro e colocá-las em sua disposição, de modo que seja mais confortável para você e sua família ou amigos. Bom, para fechar o dia com chave de ouro, nada como aproveitar as praias do norte, lá as opção são incríveis! Um dos principais balneários por lá são as praias: Canasvieiras e Ingleses.
Essas praias são verdadeiros paraísos, mas muito movimentadas e procuradas pelos turistas. Elas são ideais para quem procura águas tranquilas e quentes para relaxar e se divertir no mar. Além disso, na Praia dos Ingleses há quatro trilhas que levam até outras praias, como a Praia Brava e o Santinho. Outra opção legal é a glamourosa praia Jurerê Internacional e a tranquila praia da Daniela. A primeira contém um ambiente mais descontraído e é ideal para tomar deliciosos drinks e conhecer pessoas legais, já a praia da Daniela, é perfeita para quem busca calmaria. Ela tem um ambiente mais familiar e abriga um mar calmo e cristalino. Mas, se a sua praia for pegar algumas ondas, vá até a praia Brava, o recanto dos turistas oferece ondas incríveis!
O que fazer pela tarde
Comece a tarde almoçando em um dos maravilhosos restaurantes da região, principalmente, nas localidades de Canasvieiras. Lá você encontrará desde rodízios de carnes a pizzas, comida chinesa e frutos do mar. A Cantina Santa Maria, na rua Apóstolo Paschoal, 267, oferece diferentes pratos, como pizzas, massas, peixes, carnes e muito mais. Para self-service, o Tutti Frutti Restaurante é super procurado na hora do almoço. As opções do buffet vão do churrasco à ostra gratinada O restaurante fica na Av. Madre Maria Vilac, 1369.
Depois, aproveite para passear na Avenida das Nações, principalmente pela orla da praia. Este é um ótimo lugar para um agradável passeio a pé. Ou então, visitar alguns pontos turísticos como a comunidade de Santo Antônio de Lisboa e as fortalezas construídas pelos portugueses no século XVIII que oferecem paisagens de tirar o fôlego. Outra opção são os passeios de escunas ou de barco até as ilhas de Anhatomirim e Ratones. Explorar as ilhas de Florianópolis sempre é uma ótima indicação.
O que fazer pela noite
Para aproveitar à noite, você poderá jantar em um restaurante no centro enquanto contempla uma linda paisagem da Ponte Hercílio Luz. Você poderá jantar em algum barzinho e restaurante próximo ao seu hotel, ou então, também na Lagoa da Conceição. Além dos restaurantes que já citamos, esta região é super famosa por abrigar opções bem legais de barzinhos, como o charmoso e descolado barzinho inspirado nos pubs ingleses, The Black Swan Pub, na rua Manoel Severino de Oliveira, 592; ou então, Books & Beers, na na rua Senador Ivo D’Aquino, 103, que é um dos bares mais cools de Florianópolis. Este bar inspirado no universo dos livros contém deliciosos petiscos, lanches e dezenas de rótulos de cervejas, com diferentes faixas de preço.
Está pensando em alugar um carro em Florianópolis? Veja essas dicas!
Dica 1: Alugue o carro com muita antecedência em Florianópolis:
Dica 2: Incríveis comparadores de preços:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
Dica 3: Alugue nas melhores locadoras de Florianópolis
Como achar hotéis por preços imbatíveis em Florianópolis
Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem no Brasil é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Florianópolis e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.